quinta-feira, setembro 17, 2009

Stones 69


Adoro os Beatles e sei que é quase unânimidade, mas já me questionei várias vezes sobre qual é a mais importante para mim. Os Stones têm motivos muito especiais para serem minha banda favorita. Quando eu era garoto, lembro que em 1968 entrei numa loja de discos perto da escola onde eu estudava e vi pela primeira vez a capa interna do álbum "Beggars Banquet" (O Banquete dos Mendigos).

.
Aquilo contrariava todo aquele "bom-mocismo" das capas dos Beatles, um bando de malucos caídos numa estranha sala de jantar. A música apresentada nesse banquete era mais estranha ainda para um beatlemaníaco acostumado com as harmonias e vocalizações certinhas de Lennon e McCartney. A dupla Jagger e Richards enlouquecia, virava o blues e a country music pelo avesso nesse Banquete dos Mendigos. Veio então 1969, o ano mais conturbado e agitado na carreira do grupo. Tudo começou com a tragédia, em julho de 1969, quando Brian Jones foi encontrado morto por afogamento na piscina de sua mansão na Inglaterra. Imediatamente a banda recrutou o guitarrista Mick Taylor como seu substituto (ex-John Mayall & Bluesbreakers)
.

No dia 5 de julho de 1969, dias depois da morte de Brian Jones, os Stones fizeram um show tributo e gratuito no Hyde Park, em Londres, já com Mick Taylor na guitarra. A partir daí a música dos Rolling Stones sofreria uma mudança drástica. O ano de 1969 foi um divisor de águas na carreira da banda. O blues, que já era uma marca registrada no trabalho deles, dessa vez deu uma nova cara e um novo direcionamento no som do grupo. Mick Taylor encarnava o blues branco dos ingleses como John Mayall e Alexis Korner, e trazia a maior contribuição da carreira dos Stones. Em Novembro de 1969, a banda lançou o clássico "Let It Bleed", considerado por muitos como um dos melhores álbuns da carreira dos Rolling Stones. Em uma pesquisa recente da revista inglesa UNCUT, o álbum "Let It Bleed" aparece como o segundo melhor disco de 1969, só perde para "Abbey Road", dos Beatles (veja a pesquisa).
.

Em novembro de 1969, os Rolling Stones partiram para uma excursão pelos Estados Unidos com Ike & Tina Turner, B.B. King, Terry Reid e Chuck Berry, fazendo shows de abertura durante a turnê. Nos dias 27 e 28 de novembro de 1969, os Stones se apresentam no Madison Square Garden, em Nova Iorque. Essa apresentação gerou um dos mais importantes álbuns ao vivo da história do rock "Get Yer Ya-Ya´s Out!", lançado em setembro de 1970. Na época, o crítico Lester Bangs, da revista norte-americana Rolling Stone, disse: "Não tenho dúvidas de que esse é melhor concerto de rock já editado em disco". O título estranho foi tirado de uma letra do bluesman Blind Boy Fuller. A capa era divertida e trazia um burrinho carregando bateria e guitarra, com um binóculo pendurado no pescoço ao lado do baterista Charlie Watts pulando, empunhando guitarra e baixo e ainda usando um chapéu de Tio Sam. Dizem que a ideia dessa capa surgiu da letra de uma música de Bob Dylan chamada "Visions of Johanna". (escrito por Kid Vinil)

Nenhum comentário: