segunda-feira, agosto 18, 2008

TERRA DE GIGANTES

A Olimpíada de Pequim é, disparada, a de melhor nível técnico dos últimos anos. Os resultados estão demonstrando que, de fato, os melhores e mais bem preparados atletas, de todos os tempos, estão em solo chinês. Em praticamente todas as modalidades em que o homem luta contra seus limites, recordes mundiais estão sendo devastados.
Foi o caso, por exemplo, da natação, em que 85% das medalhas de ouro vieram com quebra de recorde. Michael Phelps não ganhou 8 medalhas de ouro apenas por talento. É visível sua preparação física e psicológica para tal façanha. Usain Bolt, o jamaicano voador, bateu sua própria marca nos 100 metros rasos, cravando o até pouco tempo inimaginável tempo de 9´68". E isso que sua imagem dava a impressão de que estava passeando pela raia. Deve repetir a façanha, com facilidade ainda maior, nos 200m, sua especialidade. No salto com vara, a russa Isinbayeva alcançou, hoje, a marca de 5,05 metros; e a cada centímetro vai engordando sua já volumosa conta bancária.
Mas nenhum exemplo de determinação é maior do que o dos anfitriões. Os chineses estão demonstrando ao mundo que sabem, e muito, como criar campeões. E não só pela liderança, disparada, no quadro de medalhas. Mas, sobretudo, pela massiça presença de atletas chineses, muito bem preparados, em todas as modalidades. Eles estão em pódios em esportes nos quais nunca haviam figurado, como é o caso da maratona, das provas de atletismo, na natação. Até no basquete, aonde sempre foram conhecidos como anões, agora os chineses possuem o pivô mais alto, o craque Yao Min, com 2,28m de altura. A China, não se pode negar, é uma verdadeira fábrica de campeões.
A nós, em termos de esportes individuais, resta a solitária consagração de César Cielo. Foi ele o único a demonstrar preparação suficiente, com seu quase isolamento do mundo durante três anos, numa pequena cidade dos Estados Unidos, aonde a única coisa que tinha para fazer era treinar. E foi ele também o único a aliar preparação com espírito de campeão (ao contrário da turma fiasquenta da ginástica).

Nenhum comentário: