domingo, agosto 24, 2008

EL BAÑO DEL PAPA

Fui ao cinema assistir "El Baño del Papa". Longa uruguaio de Cesar Charlone, muito comentado, depois de vencer o prêmio de melhor filme estrangeiro de Gramado em 2007. Meu interesse pelo filme era particular, porque o mesmo se passa em Melo, cidade da República Oriental que faz fronteira com Aceguá e Jaguarão, na qual estive por duas oportunidades para jogar basquete. Pois é, minha curiosidade pelo filme tinha este cunho de rever um pouco das ruas e recordar as pessoas e hábitos de Melo.

O roteiro é baseado na visita que o Papa João Paulo II realizou à América do Sul em 1988 e na espectativa criado na população pobre que vive nesta região da fronteira, iludida pela possibilidade de fazer dinheiro com tal evento, através da venda de comida, souvenirs e de qualquer bugiganga. O personagem central, Beto (Cesar Trancoso - em ótima performance), é um dos tantos habitantes de Melo que vivem de realizar viagens até Aceguá para comprar produtos e repassá-los aos comerciantes locais; cheio de idéias e com muita vontade de ganhar dinheiro e mudar a vida misérável de sua esposa e filha, ele resolve construir um banheiro para os visitantes do Papa. A trama se desenvolve entre os insucessos do protagonista e as dificuldades e agruras da vida miserável e sem perspectivas do povo de Melo.

No geral, o filme espelha muito bem a realidade; de fato, se há muita pobreza e falta de recursos na região, em contrapartida a solidariedade do povo é fantástica e algo que pude constatar numa dessas vezes em que lá estive. E essa é a mensagem que o filme pretende transmitir. Diante do atual momento no qual o individualismo é a tônica e os valores capitalistas cada vez mais se exacerbam no ser humano, o diretor consegue transmitir uma visão diferente, aonde os sonhos ganham espaço e a amizade está acima de tudo.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ja tinha ouvido falar e lido a respeito desse filme, mas certamente esse foi o melhor comentário q li! Muito bom mesmo.... Parabéns!