segunda-feira, fevereiro 08, 2010

CARNE GUAIBEIRA

Pica duas cebolas pequenas (ou uma média) e um dente grandão de alho. Toca ¾ da cebola e metade do alho na panela, com fogo médio, no óleo temperado (fiz um há cerca de ano com um monte de condimentos, os quais agora não recordo precisamente p’ra te detalhar). No que pegar uma cor, acrescenta 500g de carne moída e um torete de lingüiça. E da-lhe fritura nas carnes, sempre mexendo p’ra coisa ficar uniforme. Quando perder o vermelho, acrescenta tomates cortados. Corta um, toca na panela, mexe; corta outro, toca na panela, mexe; e repete a função com o último (coloca todos com casca, só retirando aquela tampa preta da fruta – e muito cuidado p’ra não se cortar nessa hora abobado). Depois do terceiro terceiro tomate, corta uma ou duas malegueñas, em natura, e acrescenta junto com sal ou tempero pronto. Debulha duas espigas de milho e une ao entrevero. Mexe bem. Deixa cozinhar por 5 minutos em fogo médio e panela semi tampada.
.
Enquanto inicia o preparo do arroz, dourando cebola e alho que restaram, desloca a panela da carne para fogo mínimo. Frita bastante o arroz em óleo abundante (o suficiente para untar todos os grãos). Acrescenta água fervente. Troca as panelas de fogo, regressando a carne ao fogo médio e apresentando o arroz ao fogo mínimo. Tempera a carne a gosto (recomendo manjericão e adobo). Corta duas “guampa” de cebolinha e atira um pouco em cada panela. Tampa as duas por completo e deixa o fogo trabalhar por cerca de 10 minutos (ou um pouco de prosa e duas a três cuias de mate p’ra ti e para a prenda – mexendo a cada duas cuias). E era isso vivente! Degusta com aquele pão amigo para domar o rango no garfo e aproveitar bem o caldo.

Fundamental: não coloca molho/massa de tomate de pacote porque tira o gosto natural da comida.
.
Som do rango: IPANEMA FM, programa “Rock’n’Geral” (com destaque para Ramones – “What wonderfull world”, Jimmy Hendrix – “Are you experienced”, Eric Clapton – “Sunshine of your Love”, Police – “Spirits in the Material World” e Stones – “Under my Thumb”)

Nenhum comentário: