quinta-feira, outubro 01, 2009

ATLETAS DO FUTURO

Amanhã, na Dinamarca, o Rio de Janeiro pode ser escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016. Milhões de dólares já foram gastos apenas com a campanha; bilhões serão gastos caso a cidade seja eleita. Assisti, agora, o programa "Atletas do Futuro", na ESPN Brasil. Excelente programa; foram abordados casos de diversos atletas promissores, em várias modalidades, e em todos a tônica foi a falta de apoio ao desporto de base e as portas fechadas, mesmo em espaços públicos destinados a prática de esportes.
.
O Centro de Referência criado no Ibirapuera, em São Paulo, por exemplo, está com a pista de atletismo e a piscina fechados, segundo o programa. Um absurdo total! Aqui em Porto Alegre a situação não é diferente. O time de basquete em cadeira de rodas do RS PARADESPORTO, do qual sou atleta e treinador, passa por verdadeira peregrinação para treinar. Essa última semana tivemos de levar nossas cadeiras de rodas de basquete a uma cancha de rua na beira do Rio Guaiba, com vento e muito frio, para não ficar sem treino.
.
Estamos com o campeonato brasileiro em vista, daqui a menos de dois meses, e não temos horários certos e definidos para treino. A equipe de base que criamos, para crianças entre 8 e 16 anos, está em atividade com condições totalmente precárias. As crianças treinam sem tabelas (o que já virou até piada!).
.
Enfim, amanhã poderemos ser brasileiros orgulhosos por ganharmos a eleição para sede dos Jogos Olimpicos. E quando poderemos ser brasileiros felizes e orgulhosos por termos nossas crianças e jovens dentro de canchas e pistas, com espaços para mostrar suas potencialidades e treinar ?

Nenhum comentário: