terça-feira, dezembro 02, 2008

ESTRATÉGIA V - "aprenda a caminhar para trás"

Ih, de vez em quando eu até saia lá de dentro. Tinha outra estratégia que eu saia lá de dentro, para tomar um ar na rua e ver uma paisagem diferente daqueles muros; tu sabe como é que é, né! (fazendo gestos de estar rodeado por muros). Mas eu saia e sempre voltava. Eu dizia para o José que eu queria fazer tudo direitinho, porque meus parentes iam me procurar. E eu sempre dizia para o José que eu queria sair lá, mas tudo certinho, para trabalhar. Eu quero sair daqui para trabalhar!, eu dizia para o José. O Zé também dizia.

Mas a minha outra “estratégia” era o seguinte: eu caminhava para trás. Assim ô! (e faz a caminhada para traz, se movendo para trás, mas dando passos, com flexões longas de joelho, como se estivesse numa caminhada normal). Hoje eu não consigo mais fazer direito, mas na época, “bem treinadinhu”, tu tinha de ver. Hoje eu conto para as pessoas e tem gente que não acredita. Mas naquele tempo “eu tava treinadinhu”. Eu saí várias vezes lá de dentro, na hora do tumulto. No dia da visita, na hora daquele tumulto todo, eu me misturava na multidão e saia lá de dentro caminhando para trás (cai na risada).

Tu sabe como é. Os guardas ficam ali na guarita cuidando tudo. Mas eles só ficam cuidando a “cara” das pessoas que estão saindo, de frente né! (e imita um guarda olhando para tudo que é lado). E eu lá no meio, caminhando para trás, dava a impressão de que eu estava indo na direção contrária das pessoas que estavam saindo, entendeu! (caindo na risada e me dando um tapa no braço).

Depois eu ensinei o José a fazer isso, e ele fazia também (caindo na risada novamente). Mas só nos dois. Ninguém mais saia. Quando eu voltava os guardas perguntavam:

- Mas como é que tu saiu ? Desse jeito tu vai arrumar complicação para nós Adão.

Eu não dizia, claro. E assim a gente vai. O tempo ensina muito; tu é obrigado a apreender com cada situação nessa vida. Chegou um cara querendo laranjas do céu. O Seu Adão, louco para continuar a conversa, dispensou o sujeito, afirmando que esta época não existe laranja do céu.

Aproveitei a deixa. Peguei um cacho de bananas, 6 laranjas para suco, um pacote de cenouras e um mamão. Paguei. R$ 3,50. Muito barato, pensei. Despedimo-nos com um aperto de mão forte. Liguei o carro e quando fui saindo ele ficou lá, repetindo as mesmas palavras de sempre:

- mas é bom conversar, não é ? aparece sempre vizinho! (aumentando o tom de voz).

2 comentários:

Anônimo disse...

tres reais e cinquenta? Hoje o governo americano anuncio que o país esta em recessao. Alias desde Dezembro de 2007 e eles disseram isso um ano mais tarde.
Eu vou pro RS pra comprar 'um cacho de bananas, 6 laranjas para suco, um pacote de cenouras e um mamão.'
Hoje eu paguei quatro dolares por um cacho de banana.

Luiz Portinho disse...

R$ 3,50 Titita, pode crer...