domingo, dezembro 14, 2008

RECORDAR É VIVER!

Pois é. Foi em 14 de dezembro de 1975 que o Internacional conquistou o título mais importante da história do futebol gaúcho. O Campeonato Nacional daquele ano representou a abertura de portas do cenário nacional para nossos clubes. O Colorado já havia beliscado o caneco em 1972, 73 e 74. E a conquista não poderia ser mais gloriosa. Enfrentamos naquele 14 de dezembro o super time do Cruzeiro de Nelinho, Zé Carlos, Joãozinho, Piazza, Raul, Palinha e companhia. Era um super time, sem dúvida, mas que se curvou diante da Academia Rubra do Internacional. Manga, C Duarte (Valdir na final), Figueroa, M Perez (Heminio na final), Vacaria (Chico Fraga na final), Caçapava, PC Carpegiani, PR Falcão, Valdomiro, Flavio e Lula. Que timaço!

Don Elias tinha o lema "A área é minha casa, aqui só entra quem eu quero!". Don Elias não se limitou a cuidar da área Colorada. Na final resolveu invadir a área inimiga e marcar um gol que jamais sairá da mente da Nação Colorada. Aos 10 minutos e 40 segundos da segunta etapa, numa cobrança de falta de Valdomiro pelo flanco direito, enquanto o torcedor gritava sem parar "Colorado! Colorado! Colorado!", anotou o Gol Iluminado, marcado de cabeça, na única faixa ensolarada sobre o gramado do Beira-Rio naquela tarde.

Falcão maravilhou o país com suas atuações fantásticas durante todo o certame. Manga fez defesas cruciais, sendo a mais notória aquela, na final, com o dedo quebrado, em que espalmou um petardo de Nelinho, já com o placar marcando 1x0 a nosso favor. Carpegiani era um motor de criatividade e foi imprescindível, anotando o gol que garantiu a derrubada da máquina tricolor (time do Fluminense considerado imbatível pela imprensa do Eixo). Valdomiro e Lula formavam a maior dupla de ponteiros que o futebol mundial já viu em ação. E, finalmente, Flavio Bicudo era um matador em potencial. Marcou 16 gols no certame e sagrou-se artilheiro da competição.

A campanha do Interancional foi avassaladora. Liderado por Rubens Minelli, o Inter jogou 30 partidas, com 19 vitórias, 8 empates e apenas 3 derrotas, 51 gols pró e apenas 12 gols contra. O Internacional de 1975 foi o maior time de futebol gaúcho e um dos maiores que o mundo viu jogar.

Matéria do site do Internacional com um pouco da história do Esquadrão da Década de 70.
Excursão Invicta do Inter a Europa em 1975
GOL do Título Gaúcho - HEPTA contra os pijaminhas
GOL do Carpegiani que liquidou a Máquina Tricolor em pleno Maracanã
COMPACTO DA FINAL com narração de Celestino Valenzuela