terça-feira, dezembro 02, 2008

ESTRATÉGIA IV - "faça amizade com o inimigo"

Mas tu sabe: o que tinha de louco lá dentro (colocando a mão na cabeça). E eles eram tudo perigoso. Deixa só eu te contar outra “estratégia”. Tinha época em que eram mais de 100. Aí eu e o José ficávamos cada um de um lado. Ele lá e eu aqui. Agente era os guardas ali dentro.

Por isso que eu te digo que as irmãs nos respeitavam. Agente era “cotado”, eu e o José. Eles queriam botar fogo em tudo. Aí eu disse para o Zé que nós tínhamos de cuidar aquilo, porque se um louco daqueles tocasse fogo lá dentro nós íamos nós dar mal também. E as irmãs distribuíam uns ramos de fumo. Eu nunca fumei, mas sempre pegava o ramo de fumo, porque aquilo ali eu usava para desarmar os loucos. Eu fazia amizade com eles com o ramo de fumo.

Eu chegava perto e pedia o fogo emprestado ou até a faca, porque eles, as vezes, conseguiam uma faca ou um canivete mesmo. Aí eu pegava a faca e dizia que ia “mijá” e não voltava mais com a faca do cara. Depois eles esqueciam (caindo na risada).

Eu cheguei a guardar 15 ou 20 faca; aí entregava tudo para a irmã. E ela perguntava como é que eu conseguia. A “estratégia” era não enfrentar os caras, porque, tu sabe, “eles são violento”. Não dava para chegar e tomar a arma. A minha “estratégia” era pedir emprestada para cortar o ramo de fumo; ou mentir que fumava para pegar a caixa de fósforos e inventar uma desculpa para sair de fininho.

Nenhum comentário: