segunda-feira, agosto 31, 2009

UBIRATAN, o imortal.


O grande Ubiratan (Ubiratan Pereira Maciel), campeão do mundo com a seleção brasileira em 1963, foi eleito para o Hall of Fame da FIBA.

O anúncio foi feito nesta segunda pela entidade e a cerimônia oficial acontecerá no dia 20 de setembro deste ano, nas finais do campeonato europeu masculino em Katowice, na Polônia.

Ubiratan já havia sido indicado pro Hall of Fame da Fiba Hall of Fame Naismith em outros anos - 1996, 1997 e 1998. Juntamente com o pivô brasileiro, outros 10 nomes foram eleitos para a posteridade da FIBA, são eles:

Al Ramsay (Contribuidor - Austrália)Artenik Arabadjian (Árbitro - Bulgária)Jacky Chazalon (Atleta - França)Kay Youw (Técnico - EUA)Luis Martins (Contribuidor - Argentina)Marcel Pfeuti (Árbitro - Suíça)Oscar Robertson (Atleta - EUA)Pedro Ferrandiz (Técnico - Espanha)Peter Newell (Técnico - EUA)Ricardo Gonzáles (Atleta - Argentina)



Ubiratan Pereira Maciel (São José dos Campos 18/01/1944 - São Paulo 17/07/2002)
Clubes: Espéria (SP), Corinthians (SP), Sprungen (ITA), Trianon (SP), Sírio (SP), Palmeiras (SP) e São José dos Campos (SP).
Seleção Brasileira: De 1961 a 1979.
Títulos em clubes:
Taça Brasil: 1965, 1966, 1969, 1977 e 1980.Campeonato Paulista: 1963, 1964, 1965, 1968, 1969, 1973, 1974, 1975, 1976, 1980 e 1981.
Títulos e principais resultados pela seleção:
Jogos Olímpicos: Bronze em Tóquio (1964), 4º na Cidade do México (1968) e 7º em Munique (1972).Campeonato Mundial: Campeão em 1963 (Brasil), 3º em1967 (Uruguai), Vice em 1970 (Iugoslávia), 6º em 1974 (Porto Rico) e 3º em 1978 (Filipinas).Jogos Panamericanos: Prata em 1963 (São Paulo), Bronze em 1975 (Cidade do México) e 1979 (San Juan).Campeonato Sulamericano: Campeão em 1963 (Peru), 1968 (Paraguai), 1973 (Colômbia) e 1977 (Chile). Vice em 1976 (Colômbia).


Dados da carreira de Ubiratan: CBB
Imagens: CBB e UOL
extraído do site Território LNB

domingo, agosto 30, 2009

Bleuetes

A gente está acostumado a sempre ouvir os lamentos (justificados) das jogadoras brasileiras reclamando mais apoio ao futebol feminino no país. Mas o problema, pelo visto, não é exclusividade nossa. Quatro jogadoras da seleção francesa decidiram posar nuas para uma campanha publicitária que tem por objetivo divulgar o esporte entre os torcedores.
.
A França está disputando o Campeonato Europeu na Finlândia - estreou nesta segunda-feira com vitória sobre a Islândia, 3 a 1 - mas segundo elas ninguém no país dá a menor pelota para as Bleuettes: 'A Federação quase não nos leva em consideração. Os homens estão vivendo em outro planeta', reclamou Gaetane Thiney, uma das 'modelos' da campanha, junto com Sarah Bouhaddi, Corine Franco e Elodie Thomis.
.
Que fique registrado meu apoio total às francesas.
















sexta-feira, agosto 28, 2009

P´RA FRENTE BRASIL

Brasil e Argentina sempre é complicado, até em torneio de bolita de gude. Hoje vencemos "los hermanos", em Porto Rico, em partida válida pela 3a rodada da Copa América. Tudo bem, os argentinos estão em crise e desfalcados de suas principais figuras (Nocione, Oberto, Ginobili entre outros), mas é sempre duro vencê-los. Mesmo desfalcados, estão em Porto Rico o fantástico ala pivô Luis Scola, o armador Priggioni, o especialista em tiros de três Leo Gutierres, Kamerichs e o pivô Gonzales, todos remanescentes da geração de ouro da Olimpiada de Atenas 2004.
.
Vencemos por 76x67 e sempre estivemos na frente do marcador. Um dos pontos mais relevantes da vitória foi o controle emocional da partida. Pelo menos em três oportunidades os nervos do time brasileiro foram testados e o conjunto se manteve tranquilo (ao contrário de outras oportunidades em que tal fator foi decisivo para derrotas). Afora isso, não ganhávamos os argentinos desde o Sul Americano de 2006, quando fizemos 74x72 com uma bandeja de Nezinho no estouro da buzina.
.
Marcelinho Huertas teve uma grande atuação. Anderson Varejão é um jogador muito diferente do passado; a experiência e vivência nas quadras da NBA lhe deram uma bagagem impressionante. Leandrinho idem. Tiago Spliter não esteve bem hoje, mas foi um bom coadjuvante, assim como Alex. O grande problema é que se o quinteto inicial demonstrou consistência, parece que não temos banco de reservas para suportar vôos mais altos. Na partida de hoje apenas Marcelinho e Guilherme Giovanoni ingressaram e não estiveram bem, especialmente Marcelinho (quando entrou por Huertas levamos um parcial de 9-0 e permitimos aos inimigos encostar 2 pontos no placar). Falta mais um pivô de força de qualidade (tomara que Nene esteja afim de jogar o mundial) e um armador para revezar com Huertas.
.
Do ponto de vista tático, a evolução com o espanhol Moncho Monsalve é evidente. O jogo defensivo forte, típico da escola européia, foi coloca em prática hoje e nos primeiros jogos da competição. Abandonamos o tradicional sistema de chutes de longa distância pela defesa forte e contra ataques rápidos.
.
Mas não podemos nos enganar, ainda é preciso muito trabalho para que o Brasil se credencie a um pódio olímpico ou mundial.

PRAIA DA VILA


TU MERECE SANDRO!

Sandro era só sorrisos na entrevista coletiva concedida hoje à tarde no Beira-Rio. E não era para menos, o jovem cabeça de área de 20 anos do INTERNACIONAL recém soubera de sua primeira convocação para a Seleção Brasileira principal por Dunga. Capitão da Seleção Sub20, Sandro teve ascenção quase meteórica no futebol colorado. Com a venda de Edinho no começo do ano assumiu a titularidade e tomou conta da camisa número 5 que já foi de Falcão. A convocação de Sandro para o grupo principal era apenas uma questão de tempo. Ela veio antes do que esperado, mas veio na hora certa e com muita justiça.

Indagado sobre a quem deveria agradecer pela convocação, Sandro foi taxativo: "O Colorado, ao Internacional, porque foi ele que me colocou lá na seleção e ele que me deu espaço para progredir no futebol.". É isso aí guri, comemora porque tu merece muito essa convocação Sandro.

confira a notícia no site do INTER.

quinta-feira, agosto 27, 2009

PONTOS PERDIDOS

Estou lendo notícias e opiniões a respeito do empate em 3x3 do INTERNACIONAL na Vila Belmiro. Meus caros amigos de infância Diogo Olivier (ClicRBS) e Ernane "Montanha" Campello (Radio Guaiba e FINAL Sports) falam em ponto ganho. Não concordo. Primeiro porque vínhamos de duas derrotas, o que tornava obrigatória uma vitória para quebrar a sequência de péssimos resultados. Mais, o sonho de título indicava uma projeção de conquistar 10 pontos em 15 a disputar contra Corinthians, Palmeiras, Santos, Goiás e Atlético-MG. Por enquanto conquistamos um mísero ponto em 9 disputados. É verdade que o resultado nos recoloca no G4 - importante patamar psicológico. Mas o aproveitamento recente é pobre demais para quem sonha com título.
.
De positivo a partida deixa apenas a recuperação do placar adverso que revelou não só qualidades na equipe, mas acima de tudo garra e entrega. Alecsandro esteve em noite inspirada e marcou três tentos. Taison também teve ótima participação. Andrezinho fez seu jogo número 100 com a camisa do INTERNACIONAL. Não gostei do lateral Daniel; não parece ter ferramentas para jogar em clube grande. Bolivar estava em péssima jornada. O erro do primeiro gol foi pitoresco. Já o Santos, afora o excelente centroavante Kleber Pereira, é um time muito ruim e só não está na parte debaixo da tabela porque tem um bom jockey em W. Luxemburgo.
.
Não posso deixar de registrar, por fim, minha preocupação com o retorno de Magrão ao time. E ele voltou em grande estilo, vestindo a camisa n. 11, mesmo estando no banco de reservas (eu nunca tinha visto isso ? é dono da camisa ?!). Domingo, com a suspensão de Sandro, é bem provável que Magrão seja escalado em seu lugar, na primeira função da meia cancha. E, anotem, será difícil tirá-lo da equipe, mesmo que suas atuações sigam insatisfatórias, como vinha acontecendo antes de sua lesão.
.

quarta-feira, agosto 26, 2009

PULP

Bukowski é o cara! PULP Novela é um livro espetacular, repleto de boas filosofadas do Velho Safado... 170 páginas que se lêem numa sentada e duas doses de uísque.

O bom e velho Buko

Acordei deprimido. Fiquei olhando para o teto, as rachaduras do teto. Vi um búfalo saltando alguma coisa. Acho que era eu. Aí vi uma serpente com um rato na boca. O sol aparecia nas frestas das persianas e formava uma suástica em minha barriga. A bunda coçava. Estariam voltando as hemorróidas? O pescoço duro, a boca com gosto de leite talhado.
.
Levantei-me e fui ao banheiro. Me dava raiva olhar o espelho, mas olhei assim mesmo. Vi depressão e derrota. Bolsas escuras caídas sob os olhos. Olhinhos covardes, os olhos do rato acuado pelo puto do gato. A pele parecia que nem tentava. Que odiava fazer parte de mim. As sobrancelhas caiam retorcidas, pareciam dementes, dementes pêlos de sobrancelhas. Horrível. Uma aparência repugnante. E eu não estava nem querendo evacuar. Todo entupido. Fui à privada mijar. Fiz pontaria corretamente, mas saiu de lado e molhou o chão. Tentei mudar a pontaria, mas acabei molhando a tampa da privada, que esquecera de levantar. Puxei um pouco de papel higiênico e passei no lugar. Limpei a tampa. Joguei o papel dentro e dei descarga. Fui até a janela e vi um gato cagando no telhado ao lado. Aí voltei ao banheiro, peguei a escova de dentes, apertei a bisnaga. Saiu demais. Oscilou sobre a escova e caiu na pia. Era verde. Parecia uma lombriga verde. Meti o dedo nela, pus na escova e comecei a escovar. Dentes. Que coisa da porra. Tinhamos de comer. E comer e comer de novo. Éramos todos repugnantes, condenados aos nossos trabalhinhos sujos. Comer e peidar e se coçar e sorrir e festejar nos feriados.
.
Terminei de escovar os dentes e voltei para a cama. Não me sobravam forças, não estava inspirado. Era um percevejo de pregar, um pedaço de linóleo.
.
Decidi ficar na cama até o meio-dia. Talvez então a metade do mundo estivesse morta e ele seria metade menos difícil de enfrentar. Talvez quando eu me levantasse de tarde tivesse uma aparência melhor, me sentisse melhor. Uma vez conheci um cara que ficou dias sem defecar. Acabou explodindo. De verdade. A merda saiu voando da barriga.
.
Aí o telefone tocou. Deixei tocar. Nunca atendia ao telefone na parte da manhã. Tocou cinco vezes e parou. Eu estava sozinho comigo mesmo. E, por mais repugnante que fosse, era melhor que estar com alguém, qualquer um, todos lá fora fazendo seus pequenos truques e piruetas. Puxei as cobertas até o pescoço e esperei. (PULP - CAPÍTULO 22)

Bukowskiana...

"O bacana em tomar um porre, porém, era que nunca se tinha prisão de ventre. As vezes eu pensava em meu fígado, mas ele jamais se manifestava, jamais dizia> "Pára com isso, está me matando e eu vou te matar!". Se a gente tivesse fígados que falassem, não seria preciso o A.A." (PULP)

Chicas y chicos...

El peluquero le pregunta a la chica:
-? Como quieres que te corte el pelo?
-Pues mira, un poco, no demasiado corto, tampoco me lo dejes tan largo, no quiero cambiarlo mucho, pero si que se vea distinto... bla, bla, bla...

la peluquera le pregunta al chico:
-? Como quiere que te corte el pelo?
-Callada...
Chistes sobre Chicas (para que lean los chicos)

terça-feira, agosto 25, 2009

URUGUAY

Aniversario de independencia da Republica Oriental del Uruguay... Tiranos temblad!

quinta-feira, agosto 20, 2009

NATAÇÃO

50 metros...

Minha cabeça repleta de pensamentos. Carrego meu mundo inteiro para dentro d´água. Sinto o corpo pesado. Chove muito. Mesmo submerso ouço os pingos deitarem com violência nas telhas do pavilhão.

Mais 50 metros...

Meu mundo inteiro ainda pesa meu nado. Ainda chove. Começo a focar nas braçadas.

Longos 50 metros...

O rosto dela não sai de minha mente. O jeito dela. A voz dela. De borda a borda. Tento me concentrar na respiração. As nuvens escuras se foram; venta muito.

Outros 50 metros...

Braçadas esticadas, respirações bilaterais, enxergo todos meus movimentos no fundo da piscina. Começo a escutar meu corpo. Tenho a impressão de que a água me joga para cima.

Vários 50 metros...

Deixei meu mundo para trás em braçadas. O vento limpou tudo.

Metros, metros e mais 50 metros...

Agora nada mais me preocupa. Só escuto minha respiração. A cada vez que giro para respirar vejo uma nesga de luz que brilha na água.

19.agosto.2009

Chuva, heat and hooker

Coloquei Canned Heat w/ John Lee Hooker no MP3. Esse som que tem me acompanhado pela ruas de Porto Alegre em todos esses dias de chuva. A perturbação do trânsito e das sinaleiras simplesmente desaparecem quando Hooker fala e quando sua guitarra vibra.

Nada vai nos separar

domingo, agosto 16, 2009

Pimpers Paradise




"She love to party, have a good time
She looks so hearty, feeling fine
She loves to smoke, sometime shifting coke
She'll be laughing when there ain't no joke

She loves to model, up in the latest fashion
She's in the scramble and she moves with passion
She's getting high, trying to fly the sky
Now she is bluesing when there ain't no blues



Bob Marley - Pimpers Paradise

sábado, agosto 15, 2009

FREE BIRD





If I leave here tomorrow
Would you still remember me?
For I must be travelling on, now,
'Cause there's too many places I've got to see.
But, if I stayed here with you, girl,
Things just couldn't be the same.
'Cause I'm as free as a bird now,
And this bird you can not change.
Lord knows, I can't change.

Bye, bye, baby its been a sweet love.
Though this feeling I can't change.
But please don't take it so badly,
'Cause Lord knows I'm to blame.
But, if I stayed here with you girl,
Things just couldn't be the same.
Cause I'm as free as a bird now,
And this bird you'll never change.
And this bird you can not change.
Lord knows, I can't change.
Lord help me, I can't change.

Lord, I can't change.
Won't you fly high, free bird
Yeah (Lynyrd Skynyrd)

quinta-feira, agosto 13, 2009

segunda-feira, agosto 10, 2009

PASATIEMPO

"Cuando éramos niños
los viejos tenían como treinta
un charco era un océano
la muerte lisa y llana
no existía.

Luego cuando muchachos
los viejos eran gente de cuarenta
un estanque era un océano
la muerte solamente
una palabra.

Ya cuando nos casamos
los ancianos estaban en los cincuenta
un lago era un océano
la muerte era la muerte
de los otros.

Ahora veteranos
ya le dimos alcance a la verdad
el océano es por fin el océano
pero la muerte empieza a ser
la nuestra."

Mario Benedetti (14 de Septiembre de 1920 - 17 de Mayo de 2009)
in memoriam

MOLHADO

Chuva, muita chuva. Transitamos pela cidade, debaixo d´água, sobre quatro rodas. Dirijo. Percorremos ruas vazias; estamos muito perto. Dirijo devagar. Pensamentos que voam entre grossos pingos que escorrem pelo vidro. Olhamos através dele a procura de algo. Dirijo. Conversamos a espera de algo. Porto Alegre, noite de chuva, ruas vazias, ouvimos Doors. Ah! uma sinaleira vermelha - olhares que se encontram. Esse breve eterno momento em que o mundo para e espera por nós.

sábado, agosto 08, 2009

FUNÇÕES CONSTITUCIONAIS

A propositura de ação civil pública de improbidade administrativa contra a Sra. Governadora e mais oito políticos é um dos fatos mais relevantes dos últimos tempos. A um só tempo, o proceder do Ministério Público Federal não deixa esquecer que vivemos num Estado Democrático de Direito, assim como reafirma a importância vital desta instituição dentro de nosso sistema. Os Procuradores da República estão agindo dentro de suas prerrogativas e cumprindo a missão que lhes é traçada pelos arts. 127 e seguintes da Constituição Federal. A Sra. Governadora, por seu turno, mais uma vez revela total despreparo para exercer a função ao taxar de "circo político" a propositura da ação.
.
A Sra. Governadora tem o dever de conhecer o Texto Maior da Nação e saber que o Ministério Pùblico tem a função de zelar pelo respeito às leis, incluindo-se aí a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Classificar de "circo político" o trabalho minucioso do Ministério Público é, no mínimo, um desrespeito à essa instituição. Tentar levantar suspeita aos Procuradores da República sob tese esdrúxula de complô e motivações eleitorais é desconhecer as caracteríticas da investidura no cargo, assim como a sua independencia funcional, bem como a rígida fiscalização por parte do Conselho Nacional do Ministério Público. Está tudo devidamente escrito e previsto na Carta Contitucional que, repito, a Sra. Governadora tem obrigação de conhecer.
.
Seria interessante, agora, que os deputados estaduais deixassem de buscar os holofotes da mídia. O caso já está entregue à justiça e lá será devidamente julgado. A CPI, como sempre, servirá apenas aos interesses políticos e eleitoreiros (e, evidentemente, terminará numa linda pizza). Portanto, senhores deputados, tratem de discutir e votar os projetos de lei que estão na Assembléia e deixem para os competentes Procuradores da República a missão de investigar e denunciar e para o Judiciário a tarefa de julgar. Cada um na sua.

quinta-feira, agosto 06, 2009

COPA 2014

1) Falei há alguns dias do político (o secretário extraordinário da copa?! - Sr. Fortunatti) que faria viagem à África para inspecionar as obras da Copa 2010 e trazer "relevantes" conclusões sobre o "que hacer" para nossa Copa 2014. Ele voltou! E essa semana, claro!, foi procurar os holofotes e microfones. Como era de se imaginar, não trouxe nenhuma novidade; nada que possa justificar as despesas com sua viagem.
.
2) Fui à Fundação do Esporte e Lazer do RS - FUNDERGS para tratar de projeto do desporto paraolímpico encaminhado pelo RS PARADESPORTO. Chego lá e vejo todas as portas da repartição cobertas por adesivos com os dizeres "já estou sentindo o gostinho da copa!" (abaixo dos lindos logos das secretarias extraordinárias da copa!). Tchê, é brabo!
.
3) Notícia do Correio do Povo de hoje dá conta que Deputados estão preocupados com declarações de Ricardo Teixira, Presidenta da CBF, no sentido de que serão necessários recursos públicos para a reforma e construção de estádios para a Copa. Alguém tinha dúvidas ?! A ciranda de verbas públicas começará em breve...
.
E o pior é que ainda restam 6 anos até a bola rolar...

O Brasil que nunca muda...

"(...)
Também foi interessante ver os discursos de Lula, então Presidente do PT, rechaçando a participação da esquerda no Colégio Eleitoral (três dos oito deputados federais do PT que votaram em T. Neves foram expulsos do partido). De outra parte, a Aliança Democrática formada em torno da candidatura do Mineiro teve a participação decisiva do PFL de José Sarney, Antonio Carlos Magalhães e outros. Tudo isso a revelar que pouca coisa mudou nessas duas décadas de nossa jovem Democracia, em que o Governo continua a se aliar com as oligarquias dominantes, basicamente em virtude da posição crítica e extremada da esquerda em questões fundamentais ao desenvolvimento do país." (trecho de "1984", postagem que redigi em janeiro/2008).

quarta-feira, agosto 05, 2009

COLORADO CAMPEÃO


.
COLORADO, O CAMPEÃO DA TERRA DO SOL NASCENTE...
.
Valeu a pena acordar as 6 da matina e se concentrar. Valeu a pena, mais uma Taça no armário. Chaleira no fogo, erva na cuia e rádio ligado na Guaíba. Pelos quatro cantos do mundo a Nação Colorada se preparou para reeditar a saga de acompanhar o INTERNACIONAL disputando um título na Terra do Sol Nascente. Lá era noite e aqui o dia nascia, exatamente como naquele inesquecível 17 dezembro de 2006. E nós estávamos mais uma vez junto dos onze guerreiros de vermelho.
.
O primeiro tempo foi morno; de lado a lado um jogo de estudo. Na segunda etapa o Colorado veio com força e vontade de conquistar mais uma taça. Alecsandro e Andrezinho (num golaço!) colocaram os secadores na cama bem debaixo dos cobertores. O torcedor mais confiante já comemorava o título quando os japoneses empataram num belo gol (Índio contribuiu levando um "paninho" do japinha!). Daí por diante a partida ganhou contornos de final. Ganhar por lá nunca é fácil. Quem não lembra do drama que foi a vitória contra o Al Ahly do Egito, com aquele gol inesquecível do Luís Adriano ?! O INTERNACIONAL passou a jogar na defesa e o Oita atacava com perigo pelo flanco esquerdo. Michel Alves chegou a salvar a pátria em duas oportunidades pelo menos. Foi um sufoco; digno de final. Mas valeu Colorado, valeu por mais uma conquista.
.
O saite da CONMEBOL deu o devido destaque à conquista COLORADA e reconheceu que o INTERNACIONAL reteve o título da Copa Suruga Bank para o futebol sudamericano (CLIQUE AQUI PARA CONFERIR).
.
DÁ-LHE COLORADO CAMPEÃO DE TUDO!!!

Operação Pandemia

Chega de paranóia!!!

domingo, agosto 02, 2009

SIMPLE MAN


Mama told me, when I was young

Come sit beside me, my only son

And listen closely, to what I say.

And if you do this

It will help you some sunny day.

Ohh take your time... Don't live too fast,

Troubles will come, and they will pass.

Go find a woman and you'll find love,

And don't forget son,

There is someone up above.

(Chorus)And be a simple kind of man.

And maybe some day you'll love and understand.

Baby be a simple kind of man.

Won't you do this for me son,

If you can?

Forget your lust for the rich man's gold

All that you need is in your soul,

And you can do this if you try.

All that I want for you my son,

Is to be satisfied.

(Chorus)Boy, don't you worry... you'll find yourself.

Follow you heart and nothing else.

And you can do this if you try.

All I want for you my son,

Is to be satisfied. (Lynyrd Skynyrd)

o espião

"bem o conheço. num espelho de bar, numa vitrina, ao acaso do footing, em qualquer vidraça por aí, trocamos às vezes um súbito e inquietante olhar. não, isto não pode continuar assim.que tens tu de espionar-me? que me censuras, fantasma? que tens a ver com os meus bares, com os meus cigarros, com os meus delírios ambulatórios, com tudo o que não faço na vida!?" (quintana, mario)