terça-feira, janeiro 29, 2008

1984

Acabo de assistir a um documentário espetacular no Canal Brasil. Ainda não consegui descobrir o nome. Trata do período vivenciado no ano de 1984 e até janeiro de 1985, em que, finalmente, conseguimos pôr termo à Ditadura Militar no Brasil. Com entrevistas histórias e espetaculares de L.Brizola, U.Guimarães, T.Neves e outros ícones da política brasileiras, bem como discursos inflamados, o filme retrata de forma perfeita o contexto histórico da época.

O filme explora muito bem a ruptura havida no PDS quando da disputa entre M. Andreazza (então Ministro do Interior) e P.Maluf (ex-Governador de São Paulo), na convenção do partido para escolha do candidato ao Colégio Eleitoral, que resultou na escolha do paulista. Tal ruptura, aliás, deu azo ao surgimento do Partido da Frente Liberal (PFL) - hoje denominado de DEM (os diversos disfarces da ARENA). Entre diversos fatos que demonstram com perfeição o quão sombrio era o período fiquei surpreso ao lembrar que já em 1984 P. Maluf era tido como corrupto; curioso é que já naquala época ele parecia debochar da Nação ao dar entrevistas.

Também foi interessante ver os discursos de Lula, então Presidente do PT, rechaçando a participação da esquerda no Colégio Eleitoral (três dos oito deputados federais do PT que votaram em T. Neves foram expulsos do partido). De outra parte, a Aliança Democrática formada em torno da candidatura do Mineiro teve a participação decisiva do PFL de José Sarney, Antonio Carlos Magalhães e outros. Tudo isso a revelar que pouca coisa mudou nessas duas décadas de nossa jovem Democracia, em que o Governo continua a se aliar com as oligarquias dominantes, basicamente em virtude da posição crítica e extremada da esquerda em questões fundamentais ao desenvolvimento do país.

O documentário fecha com a inesquecível cena do povo tomando as rampas de acesso do Congresso Nacional, carregando uma imensa bandeira verde e amarela, ao som de "Vai Passar" de Chico Buarque. Emocionante relembrar tais momentos de nossa história recente.

Nenhum comentário: