sábado, julho 03, 2010

HOJE A CULPA FOI DO DUNGA


Fui sempre um grande defensor de Dunga, desde sua indicação, passando por todos os episódios durante eliminatórias e até o jogo contra o Chile. Mas hoje, devo reconhecer, Dunga falhou demais.

.

Escalou mal a equipe, ao optar por Daniel Alves na função de articulador pela direita. Não é lícito a um treinador de seleção brasileira - com um leque de jogadores quase infinito para as 11 posições - depender de uma improvisação como solução de jogo. Ainda mais numa posição importante como a de meio armador.

.

Demorou demais para adequar sua equipe e seu sistema de jogo às mudanças efetuadas pelo time adversário. Assisti algumas mesas redondas pós-jogo e a indagação central era o que teria acontecido no intervalo. Buscavam explicação para a queda de produção do time. Nenhuma roda de debate ofereceu resposta à indagação. E a meu ver a resposta é simples. A Holanda voltou para o segundo tempo atuando diferente. Concentrou toda sua movimentação pelo lado direito. No segundo tempo, Robben não estava mais sozinho por ali. A ele se juntaram Van Persie, Snejder e o lateral direito cujo nome agora me foge. E Dunga demorou demais para povoar o setor. Tanto é assim que Michel Bastos, sobrecarregado, teve de abusar das faltas e acabou punido com o cartão amarelo. Mesmo diante disso, Dunga apenas trocou Michel por Gilberto, que também ficou sobrecarregado pelo setor. Robinho não voltou para ajudar na marcação e os volantes também não foram deslocados para combater o povoamento adversário, à exceção do ridículo lance em que Felipe Melo pisou propositalmente em Robben. Por ali saíram as jogadas dos dois golos holandeses.

.

E não foi só aí que Dunga demorou para agir. Quando sofremos o segundo golo, aos 25 minutos, a equipe já clamava por substituições. Já não tínhamos criatividade na meia cancha (afinal a função estava a cargo de Dani Alves). Após sofrer o segundo golo a coisa se agravou. E Nilmar só foi chamado a ingressar em campo aos 31 minutos. Foram, no mínimo, 6 minutos perdidos!, o que, convenhamos, é muita coisa em termos de um jogo mata-mata em fase final de Copa do Mundo.

.

Mas além de demorar para agir, Dunga agiu de forma equivocada. Nilmar deveria ter ingressado no lugar de Daniel Alves, mantendo-se o centroavante no time. Quando se está perdendo não é hora de sacar centroavante, mesmo que este esteja jogando mal. E não se pode dizer que Luis Fabiano jogava mal, pelo simples fato de que a bola nele nunca chegou. Assim como não chegou em Nilmar nos 15 minutos que teve para jogar. Repito, faltou criação ao meio de campo.
.
Com Robinho recuado para meia cancha ao lado de Kaká e Nilmar na frente ao lado de Luis Fabiano, talvez, achatássemos os holandeses em seu campo de defesa. E não se fale em necessidade de proteção defensiva, porque o que se viu depois de levarmos o segundo gol foi um bumba meu boi lá atrás, com alguns lances bizarros de 4 ou 5 holandeses contra Lúcio e Juan. Com jogadores do quilate de nossa delegação, o mínimo que se poderia esperar era uma pressão total nos 10 minutos finais.

.

Enfim, hoje Dunga falhou e falhou demais. Mas, por favor, não me venham com os típicos e tradicionais comentários e críticas oportunistas. Não me venham colocar a culpa na convocação. Não me venham dizer que com Ganso e Ronaldinho Gaúcho as coisas teriam sido diferentes. O plantel era muito bom e qualificado; o suficiente para ter ganho o Mundial (no mínimo do mesmo nível do selecionado que se sagrará campeão).

5 comentários:

Flávio disse...

O lateral direito é o Van der Wiel, que no Ajax é craque, prometia muito, mas está fazendo uma copa ruim. Não concordo com o que escreveste. O Dunga improvisou o Daniel desde sempre, não somente neste jogo, então não tem como aprovar esse simples fato sempre e desaprovar ontem, só pq perdemos. A convocação foi muito ruim, horrível e só por isso é que ele não soube o que fazer para alterar o time e teve que recorrer a invenções como essa do Daniel Alves desde sempre. Como eu sempre disse, mesmo antes dos vexatórios empates com Bolívia e sei lá mais quem nas eliminatórias e o fracasso na Olimpíada: o Dunga, mesmo antes do temperamento que acaba afetando o que pensa em matéria de futebol, é um zero taticamente. Nunca soube organizar o time contra equipes fechadas ou alterar o time no vestiário ou no decorrer do jogo, com ou sem substituições. Isso foi demonstrado inúmeras vezes, ontem de forma mais escancarada.

Luiz Portinho disse...

1) o Daniel Alves de meia direita criativo nunca foi utilizado. ele sempre entrou no meio das partidas, para formar uma jogada pelo lado direito com o Maicon, mas nunca com a obrigação de armar o jogo como contra o Holanda.

2) a convocação não foi problema, porque Dunga tinha Nilmar disponível para este jogo e poderia ter deslocado Robinho para a meia (no lugar em que jogou o Daniel Alves).

3) foi o primeiro jogo da trajetória do Dunga em que o time esteve atrás no marcador (ao menos em jogos de relevo)... e o Dunga mostrou muito pouco do ponto de vista tático para alterar as coisas... aí concordo inteiramente contigo Flavio.

4) eu manteria o Dunga como técnico, porque, agora, com experiência, ele poderia tocar um bom trabalho até 2014.

cri disse...

Nao tenho nada pra falar sobre a atuaçao do Dunga.
Mas se o Ronaldi... to brincando!!!! ha ha ha
Quero dizer que vc ... meu guri amado... deveria arranjar uma maneira de preeencher uma application pra ser o proximo técnico do Brasil.

Guri Guru!

Quem vai ganhar?

Alemanha.

cri disse...

Nao tenho nada pra falar sobre a atuaçao do Dunga.
Mas se o Ronaldi... to brincando!!!! ha ha ha
Quero dizer que vc ... meu guri amado... deveria arranjar uma maneira de preeencher uma application pra ser o proximo técnico do Brasil.

Guri Guru!

Quem vai ganhar?

Alemanha.

Jorge Ramiro disse...

Eu tenho alguns restaurantes em higienopolis e no outro dia eu vi ao Dunga. Ele veio para comer aqui com sua família.