sábado, junho 26, 2010

OITAVAS - PALPITES

Chegou a hora de tirar as crianças da sala. Quem veio figurar foi embora. Quem ficou deve ser respeitado. A fase política do Mundial terminou e agora tudo é decisão.
.
URUGUAI x CORÉIA DO SUL - Cravo uma coluna 1. Empate de 1x1 e vitória Charrua na prorrogação. Embora o time coreano não seja de todo desprezível, fico com a força da camisa e a tradição, além da garra Celeste.
.
USA x GANA - Coluna 2. Além da torcida pelos africanos e a da antipatia pelos yankes, Gana há algum tempo realiza um grande trabalho de base. Foi campeã do último Mundial Sub20 e possui vários jogadores de considerável técnica. Aposto num 2x1 para os ganeses, na prorrogação.
.
INGLATERRA x ALEMANHA - Coluna 2. A Inglaterra tem bons jogadores, mas não mostrou um bom time de futebol. Capello não conseguiu dar liga. A Alemanha só pude acompanhar na primeira partida (o 4x0 sobre a Austrália) e, portanto, fiquei com aquela boa impressão. Dos outros jogos só vi "flash"s e rápidos lances. Mas, na essência, o time alemão tem todos os elementos dos clássicos times bávaros: força, disciplina tática e competitividade. Acrescente-se a isso o talento do germano-turco Öezil. 3x1 p'ra Alemanha.
.
ARGENTINA x MÉXICO - Coluna 1. Apesar da torcida pelo México, não dá para acreditar que consigam bater os argentinos. O time de Maradona não me agradou, especialmente pela fragilidade defensiva e ausência de organização tática. Não passa de uma reunião de ótimos e talentosos jogadores. Contudo, Messi sozinho dá conta do time mexicano. 4x1 p'ra Argentina.
.
HOLANDA x ESLOVÁQUIA - Coluna 2. Minha zebra dos palpites. A Holanda tem um belo time, fez uma ótima campanha e terá o reforço de Robben que volta de lesão. Sim, sei de tudo isso, mas já afirmei e reafirmo que a Eslováquia possui um belo time, muito bem estruturado pelo treinador Weiss e com jogadores no auge da preparação física que impõem um sistema de marcação muito eficiente no meio de campo. Aposto na Eslováquia: 2x1, na prorrogação.
.
BRASIL x CHILE - Coluna 1 tranquilo. O Chile não passa de um time alegre (embora alguns "experts" de plantão digam que "é o melhor Chile dos últimos tempos" - bah!). O treinador chileno, por que será ?, é conhecido por "El Loco" - e é argentino. Os times do louco não jogam fechados, como foi o caso de Portugal, o que facilitará nosso trabalho. Voltar da África derrotado nas oitavas para o Chile será um fiasco. O time de Dunga está no caminho certo, jogou contra Portugal pelo resultado. Com Elano, Kaká, Robinho e Luis Fabiano num bom dia ganharemos do Chile com tranquilidade: 4x0.
.
ESPANHA x PORTUGAL - Coluna 1. Jogaço. O clássico da Península Ibérica. Portugal é um timeco, foi o que se viu no 0x0 contra o Brasil; um time que não chegou sequer uma vez à baliza brasileira. Cristiano Ronaldo não passa de uma peça de marketing e seus companheiros são, todos, no máximo, jogadores medianos. No campeonato brasileiro disputaria, talvez, uma vaga na Taça Sudamericana. A Espanha possui a sua melhor geração e é campeã européia. Fez uma grande primeira fase, com três boas apresentações (inclusive na derrota para a Suiça). Não digo que seja um timaço; não estou na lista dos fãs da Fúria. Vou de 3x1 p'ra Espanha.
.
PARAGUAI x JAPÃO - Coluna 1. O Japão já foi longe demais ao eliminar a Dinamarca. E o Paraguai tem o seu melhor selecionado em décadas (se não o melhor de todos os tempos). Os irmãos da sudamerica classificaram-se com facilidade, deixando para trás a squadra azzurra e se dando ao luxo de jogar com o freio de mão puxado contra a Nova Zelândia. Pesará, e muito, a imposição física e a catimba paraguaia, especialmente contra o time de um país que ainda não passa de um adolescente no âmbito do futebol mundial. Vou de Paraguai 2x1, na prorrogação.

2 comentários:

CRI disse...

Guri Guru!
Vc realmente merece o titulo. Deu Ghana! Eu adorei e torci muito pra eles.

Agora, Argentina 4 x 0 pro Mexico. Não gosto!!!!
Por favor consulte com seus deuses, e vamos mudar isso!

Luiz Portinho disse...

olha Cri, é como disse, torço contra eles, mas é complicado acreditar que percam para os mexicanos... mas vamos torcer!