segunda-feira, junho 28, 2010

A COPA É NOSSA!

.
Há exatamente 60 anos, ocorria a primeira partida válida por Copa do Mundo em Porto Alegre. O jogo foi entre a extinta Iugoslávia e o México, adversários do grupo do Brasil junto com a Suiça na Copa de 50. Numa quarta-feira, às 15 horas, diante de 12 mil pessoas, iugoslávos (adversários mais temido pelos brasileiros) e mexicanos entravam no gramado do Estádio dos Eucaliptos, de propriedade do SPORT CLUB INTERNACIONAL. A partida foi dirigida por Mervyn Griffiths (País de Gales), que foi auxiliado por Leafe (Inglaterra) e Van der Meer (Holanda).
.
O escritor/historiador Raul Pons fez o seguinte relato do inesquecível "match":
.
"Em campo, figuras que tornariam-se conhecidas no futebol mundial, ou mesmo já eram lendárias, como Mitic, um dos cinco maiores jogadores da história do Estrela Vermelha, e Bobek, considerado o maior jogador da história do Partizan, e maior artilheiro da Seleção Iugoslava. Do lado mexicano, atuava o jovem goleiro Carbajal, que havia completado 21 anos poucos dias antes. Este goleiro seria figura presente em 5 mundiais (1950, 1954, 1958, 1966 e 1970), além de ser o maior jogador do México na sua posição.
.
Os iugoslavos dominaram a partida, e marcaram logo aos 19' do 1º tempo, com Bobek. Zelijko Cajkovski ampliou aos 23', e a 1ª etapa terminou com o placar de Iugoslávia 2x0. Na 2ª etapa, Zelijko Cajkovski marcou mais um logo aos 7' e Tomasevic marcou o 4º gol aos 36'.
.
Os mexicanos, irritados com as críticas de sua imprensa, de que haviam se desgastado em noitadas nos cabarés cariocas, correram o tempo todo, mas só conseguiram marcar o gol de honra aos 44’ do 2º tempo, em um pênalti cobrado por Ortiz. Na verdade, não só os mexicanos divertiram-se nas noites cariocas, como fizeram o mesmo nas noites porto-alegrenses, a ponto da seleção ser dissolvida, ao voltar ao país, em função do “péssimo comportamento no terreno moral”.
.
O público saiu do estádio contente com a partida, mas ao mesmo tempo preocupado. No mesmo horário, o Brasil enfrentou a Suíça, em São Paulo, e empatou em 2x2. Com isso, teria que vencer a Iugoslávia, na última rodada, para classificar-se.
.
Outra partida seria realizada em 2 de julho: Suíça 2x1 México. Esta partida marcou a 1ª vitória dos suíços em mundiais, e o 6º jogo e 6ª derrota dos mexicanos nas Copas. O árbitro da partida, Ivan Eklind, da Suécia, achou que os uniformes verde (México) e vermelho (Suíça) tinham pouco contraste. Como nenhuma das equipes tinha uniforme reserva, o México teve que atuar com o uniforme do Cruzeiro de Porto Alegre.
.
Curiosidade: Em fevereiro de 1955 o Estrela Vermelha excursionava pelo Brasil e enfrentou o Internacional, nos Eucaliptos. Daquela seleção que havia jogado na cidade cinco anos antes, estavam presentes em campo Stankovic, Djajic e Mitic. O Colorado venceu por 4x2."

fonte: BLOG VERMELHO

Nenhum comentário: