sexta-feira, maio 08, 2009

BASQUETE

"A quadra de basquete é o lugar onde me sinto mais vivo. À medida que o jogo se desenrola, o tempo anda devagar, e eu experimento o sentimento maravilhoso de estar totalmente envolvido com o que está acontecendo. Em um momento faço uma piada, no momento seguinte é um olhar desolado para o juiz. E o tempo todo estou pensando: quantos pedidos de tempo ainda temos ? Quem precisa entrar na quadra ? E os meus camaradas do banco, como vão eles ? Minha mente fica completamente focada na meta, com uma sensação de abertura e de alegria.
À sua maneira, o basquete é um circo. Quando a tensão cresce, eu muitas vezes peço tempo para desacelerar um pouco o jogo e planejar a próxima jogada. Nesses momentos, os jogadores estão exaustos, tentando ansiosamente se recompor para enfrentar o que está por vir. Depois que bebem um gole e se sentam, o que vêem na quadra ? Garotas balançando pompons. Crianças correndo em competição de karts. Homens adultos fantasiados de gorila, fazendo palhaçadas.
É nesse instante que se percebe que o basquete é um jogo, uma viagem, uma dança - não uma luta de vida ou morte.
É a vida como ela é." ("Cestas Sagradas" - Phil Jackson)

Nenhum comentário: