segunda-feira, junho 09, 2008

INVERSÃO DE VALORES

Em meio à gravíssima crise institucional provocada pela divulgação de conversa telefônica entre o Chefe da Casa Civil e o Vice Governador do Estado, revelando sinais claros de penetração total de práticas corruptas na gerência do Rio Grande, a Governadora concedeu entrevista coletiva e realizou pronunciamento oficial. E a impressão que tenho é de que a Sra. Yeda Crussius desconfia da inteligência do povo gaúcho. Aliás, é preciso reconhecer, ela não deixa de ter razão, porque foi o povo gaúcho que a colocou no cargo, sem qualquer preparação ou atendimento aos requisitos mínimos para o assumir.

Mas não se pode admitir que a Sra. Yeda Crussius venha, em cadeia de rádio e televisão, zombar de nossa inteligência. Num momento como este, diante de fatos postos tão claros, de palavras ditas com tamanha sonoridade pelo Sr. Busatto, não é permitido que a Sra. Yeda venha nos dizer que está fazendo um governo maravilhoso, com captação de recursos, com mudança na forma de governar, tudo de forma ética e transparente. Ora, por favor, Sra. Governadora, respeite a nossa inteligência, respeite a nossa dignidade, respeite a nossa história e a nossa tradição. Esse seu discurso não tem nada de novo, essa forma de governar não é nova, como a Senhora e seus asseclas insistem em propalar; lá em São Paulo, com Paulo Maluf e Celso Pitta, essa forma cretina e podre de fazer política já foi posta em prática, com as consequências nefastas que todos nós conhecemos.

O seu governo não tem nada de novo Sra. Yeda. O plástico verde não é conquista sua, mas de uma grande empresa gaúcha, a Braskem, que há longa produz riquesas para nosso Estado. O seu choque de gestão não passa de retórica, de uma grande peça de argumentação, porque o Rio Grande está cada vez mais comprometido financeiramente e à margem do crescimento nacional.

O regular trâmite de sindicâncias administrativas, a existência de inquéritos policiais e de investigações por parte do Ministério Público não são uma marca de transparência de seu governo; muito antes de seu governo, houve no país a promulgação, em 1988, de uma Constituição Federal que consagrou o devido processo legal e o respeito a postulados democráticos - dos quais decorrem esse funcionamento regular e autônomo das instituições estatais. Eles não são uma novidade de seu governo. O que é novo, no seu governo, são tramóias e repartições de propinas, jamais antes vistas aqui pelos pampas.

Aonde está a ética ? Deixar o Vice Governador totalmente à margem das decisões de governo é ético ? Utilizar-se de recursos públicos desviados do DETRAN é ético e transparente ? Por favor, tenha um mínimo de respeito pelo povo gaúcho.

O único fato proveitoso, neste episódio, é ver os estudantes de volta ao Palácio. Isso sim merece aplauso; o único mérito de seu governo, Sra. Yeda, foi despertar a ira dos jovens, incrédulos e até então apáticos. Aplaudo, com entusiasmo, esta atitude desprendida dos jovens que povoaram a frente do Palácio. E tenha certeza, Sra. Yeda, a contradição entre seu discurso e seus atos pode até sobreviver ao mandato que lhe foi conferido, mas, tenha certeza, a inversão de valores que a senhora propõe não sobreviverá ao próximo pleito eleitoral. Os seus dias no poder estão contados, e a sua imagem na história já está desenhada.

2 comentários:

jo disse...

só o impechment da governadora vai resolver este impasse criado pela mídia anti olivio e a ingenuidade do povo gaúcho!estava na cara que se reunir apenas para evitar que o olivio ganhasse ,sem ter plano de governo nem qualquer estratégia para costurar os muitos partidos que se juntaram ,iria acontecer isto:mamar nas tetas do erário iriam ser o único ponto de confluencia destas forças ou o redemoinho que afundará este governo

Unknown disse...

Seu texto reflete a revolta e indignação de muito gente. Nunca se viu tanta podridão saindo do Piratini. Só pode ser entupimento no esgoto. Hora de limpar!

Vc pode me permitir duas coisas?
A primeira é: onde eu assino tudo que vc escreveu?

A segunda é coisa de mulher com algo"entalado" na garganta:
Que mocréia vulgar, incompetente, burra...

Vc mandou ver neste texto.
Congratulações!!!!!!

Abraços

Patrícia