quarta-feira, agosto 24, 2011

IMPOSSÍVEL ESQUECER


O Inter fazia grande campanha no Brasileirão de 1997. O time treinado por Celso Roth liderava o campeonato e não tomou conhecimento do Grêmio: aplicou 5 a 2 em pleno Estádio Olímpico, com uma atuação história de do atacante Fabiano, que desequilibrou o clássico e marcou dois gols.
.
Depois de conquistar o Gauchão de 1997 em cima do Grêmio, com um golaço de Fabiano na final no Beira-Rio, o Inter saiu de casa para encarar outro clássico. Desta vez, o Gre-Nal era válido pelo Campeonato Brasileiro, no dia 24 de agosto, no Olímpico.
.
Foi um passeio da equipe colorada em pleno domínio gremista. Fabiano, já consagrado no Gauchão, acabou com seus marcadores, marcou dois gols e participou de outro marcado por Sandoval. Christian abriu o placar em uma bela cabeçada, ainda no começo do jogo, após cruzamento perfeito de Enciso. Instantes depois, o goleiro Danrlei é substituído por Murilo, alegando uma lesão muscular até hoje mal-explicada.
.
Ainda no primeiro tempo, Christian acabou expulso após desentendimento com o volante Otacílio, também expulso de campo. Na sequência, o capitão colorado Fernando brigou com André Santos e ambos foram expulsos, deixando cada time com 9 jogadores. Aos 32, Sandoval ampliou após magistral jogada de Fabiano, que deixou Rivarola sentado e passou para ampliar o marcador.
.
Fabiano começou seu festa nas redes tricolores aos 16 minutos do segundo tempo: 3 a 0 após rebote de Murilo. Logo aos 23, mais um gol do ponteiro, em um belíssimo chute cruzado, sem chances para Murilo. Na comemoração, Fabiano sai com os olhos esbugalhados e é cercado pelos repórteres. Indagado sobre para quem seria a dedicatória deste gol, o simplório ponteiro colorado diz: "Este gol vai... Este gol vai.. Este gol vai pra todo mundo, porra!".
.
Naquele momento, o placar eletrônico do estádio Olímpico simplesmente "apagou", para não registrar o vexame histórico na casa do tricolor. Mas, curiosamente, o placar voltou a funcionar quando Sérgio Manoel, em um cruzamento errado, descontou para 4 a 1.
.
O meia Marcelo marcou o último gol da goleada aos 38 do segundo tempo, após chute de Luciano e rebote de Murilo: 5x1. Nas gerais, os poucos gremistas que permaneciam no estádio olhavam atônitos a festa completa da Nação Colorada. Nos acréscimos, o reserva tricolor Gilmar marcou um golaço e selou o placar final, 5 a 2 para o Internacional. Irônicamente, os milhares de colorados aplaudiram o gol gremista, selando uma tarde histórica.
.
Foi o tiro de misericórdia no já agonizante time gremista, que não se achou mais na temporada e escapou do rebaixamento somente na última rodada. Foi uma vitória que lavou a alma dos colorados. Até hoje ainda podem ser vistos adesivos em carros com uma mãozinha espalmada fazendo alusão à goleada: "cinco muito", brinca a torcida. Uma tarde de Fabiano.
.
Grêmio 2 x 5 Internacional
.
Data: 24/08/1997
.
Local: Estádio Olímpico
.
Arbitragem: Oscar Roberto de Godói
.
Gols: Christian, aos 4, Sandoval, aos 32 do primeiro tempo, Fabiano, aos 16 e 23, Sérgio Manoel, aos 28, Marcelo, aos 38 e Gilmar, aos 45 minutos do segundo tempo.
.
Grêmio: Danrlei (Murilo), Arce, Rivarola, Luciano, André Santos, Otacílio, Luiz Carlos Goiano, Beto (Paulo Cesar Tinga), Sérgio Manoel, Zé Alcino (Gilmar) e Guilherme; Técnico: Hélio do Anjos.
.
Internacional: André, Enciso, Marcão, Régis, Luciano, Anderson, Fernando, Sandoval (Mabília), Arílson (Marcelo), Fabiano (Espínola) e Christian; Técnico: Celso Roth.

Nenhum comentário: