quarta-feira, agosto 31, 2011

Eskerrik Asko Mundaka

MUNDAKA, Pais Basco, é a Jeffre's Bay das esquerdas; uma onda longa, tubular e manobrável... Aqui um documentário em 6 partes sobre a história do povoado de Mundaka e dessa onda inigualável.













terça-feira, agosto 30, 2011

BOCHINCHO


quarta-feira, agosto 24, 2011

IMPOSSÍVEL ESQUECER


O Inter fazia grande campanha no Brasileirão de 1997. O time treinado por Celso Roth liderava o campeonato e não tomou conhecimento do Grêmio: aplicou 5 a 2 em pleno Estádio Olímpico, com uma atuação história de do atacante Fabiano, que desequilibrou o clássico e marcou dois gols.
.
Depois de conquistar o Gauchão de 1997 em cima do Grêmio, com um golaço de Fabiano na final no Beira-Rio, o Inter saiu de casa para encarar outro clássico. Desta vez, o Gre-Nal era válido pelo Campeonato Brasileiro, no dia 24 de agosto, no Olímpico.
.
Foi um passeio da equipe colorada em pleno domínio gremista. Fabiano, já consagrado no Gauchão, acabou com seus marcadores, marcou dois gols e participou de outro marcado por Sandoval. Christian abriu o placar em uma bela cabeçada, ainda no começo do jogo, após cruzamento perfeito de Enciso. Instantes depois, o goleiro Danrlei é substituído por Murilo, alegando uma lesão muscular até hoje mal-explicada.
.
Ainda no primeiro tempo, Christian acabou expulso após desentendimento com o volante Otacílio, também expulso de campo. Na sequência, o capitão colorado Fernando brigou com André Santos e ambos foram expulsos, deixando cada time com 9 jogadores. Aos 32, Sandoval ampliou após magistral jogada de Fabiano, que deixou Rivarola sentado e passou para ampliar o marcador.
.
Fabiano começou seu festa nas redes tricolores aos 16 minutos do segundo tempo: 3 a 0 após rebote de Murilo. Logo aos 23, mais um gol do ponteiro, em um belíssimo chute cruzado, sem chances para Murilo. Na comemoração, Fabiano sai com os olhos esbugalhados e é cercado pelos repórteres. Indagado sobre para quem seria a dedicatória deste gol, o simplório ponteiro colorado diz: "Este gol vai... Este gol vai.. Este gol vai pra todo mundo, porra!".
.
Naquele momento, o placar eletrônico do estádio Olímpico simplesmente "apagou", para não registrar o vexame histórico na casa do tricolor. Mas, curiosamente, o placar voltou a funcionar quando Sérgio Manoel, em um cruzamento errado, descontou para 4 a 1.
.
O meia Marcelo marcou o último gol da goleada aos 38 do segundo tempo, após chute de Luciano e rebote de Murilo: 5x1. Nas gerais, os poucos gremistas que permaneciam no estádio olhavam atônitos a festa completa da Nação Colorada. Nos acréscimos, o reserva tricolor Gilmar marcou um golaço e selou o placar final, 5 a 2 para o Internacional. Irônicamente, os milhares de colorados aplaudiram o gol gremista, selando uma tarde histórica.
.
Foi o tiro de misericórdia no já agonizante time gremista, que não se achou mais na temporada e escapou do rebaixamento somente na última rodada. Foi uma vitória que lavou a alma dos colorados. Até hoje ainda podem ser vistos adesivos em carros com uma mãozinha espalmada fazendo alusão à goleada: "cinco muito", brinca a torcida. Uma tarde de Fabiano.
.
Grêmio 2 x 5 Internacional
.
Data: 24/08/1997
.
Local: Estádio Olímpico
.
Arbitragem: Oscar Roberto de Godói
.
Gols: Christian, aos 4, Sandoval, aos 32 do primeiro tempo, Fabiano, aos 16 e 23, Sérgio Manoel, aos 28, Marcelo, aos 38 e Gilmar, aos 45 minutos do segundo tempo.
.
Grêmio: Danrlei (Murilo), Arce, Rivarola, Luciano, André Santos, Otacílio, Luiz Carlos Goiano, Beto (Paulo Cesar Tinga), Sérgio Manoel, Zé Alcino (Gilmar) e Guilherme; Técnico: Hélio do Anjos.
.
Internacional: André, Enciso, Marcão, Régis, Luciano, Anderson, Fernando, Sandoval (Mabília), Arílson (Marcelo), Fabiano (Espínola) e Christian; Técnico: Celso Roth.

IMPOSSÍVEL ESQUECER II

Vale a pena só pela cara de bundo do Paulo Brito...

IMPOSSÍVEL ESQUECER III

IMPOSSÍVEL ESQUECER IV

porque gNAL é mais gNAL na Guaíba...

IMPOSSIVEL ESQUECER V

É FOLHARADA!!!

segunda-feira, agosto 22, 2011

Esportes Paraolímpicos



Seminário discutiu alternativas para a qualidade de vida das pessoas com deficiência
Seminário discutiu alternativas para a qualidade de vida das pessoas com deficiência

O seminário Qualidade de Vida na Deficiência, realizado nesta manhã (22), no Teatro Dante Barone, e coordenado pela presentadora da TV Assembleia Legislativa, Juliana Carvalho, apresentou o painel Esportes Adaptados e Escola Paraolímpica, com o presidente da Associação RS Paradesporto, Luiz Cláudio Portinho. A atividade integra a programação da 1ª Semana da Valorização da Pessoa com Defiência, evento promovido pelo Parlamento gaúcho por meio do programa Assembleia Inclusiva.

O debatedor fez um histórico do esporte voltado às pessoas com deficiência que culminaram na realização dos Jogos Paraolímpicos, que ocorrem sempre no mesmo ano e na mesma sede dos jogos Olímpicos. “O esporte paraolímpico passou a ganhar força a partir de projetos após a Segunda Guerra Mundial que pretendiam ajudar na recuperação de mutilados e lesados pelo conflito. Hoje as sedes olímpicas já são todas adaptadas aos atletas com deficiência, tornando-se assim um exemplo para todas as cidades”, contou Portinho.

O projeto RS Paraesporte já existe há dois anos, e se diz herdeiro de outras iniciativas voltadas ao público, que sempre trabalharam no sentido de reinserir estas pessoas no mercado de trabalho e garantir-lhes qualidade de vida. “Hoje existem diversas associações e ONG´s que trabalham com o esporte na deficiência. Mas não podemos esquecer dos pioneiros, que durante décadas levaram esta bandeira de forma totalmente independente e sem nenhuma visibilidade”, exaltou.
O presidente da Associação RS Paraesporto também se queixou da falta de apoio institucional que existe ao esporte paraolímpico no Rio Grande do Sul, que mesmo com grandes resultados segue à margem na distribuição de verbas e na criação de espaços para a prática esportiva. “Faltam políticas públicas, diria até que elas inexistem, tanto por parte dos governos municipais quanto do governo do Estado. Tudo depende apenas do esforço das pessoas envolvidas, e no esporte de alto rendimento sabemos que o ideal é o atleta estar concentrado apenas no seu desempenho. Mas não, temos que ser atletas, marketeiros, administradores, etc”, reclamou.
Escola Paraolímpica
Apresentada como a “menina dos olhos” da RS Paraesporte e como um passo importante para o desenvolvimento esportivo para os deficientes, a Escola Paraolímpica foi fruto de um grande esforço por parte dos esportistas e de seus apoiadores. Segundo Portinho, as dificuldades foram muitas, pois a verba existia e não era liberada pelos organismos públicos. “Tivemos que ingressar no Ministério Público, infelizmente, para liberar algo que tínhamos direito. Já haviam crianças interessadas, e nos sentíamos constrangidos e frustrados cada vez que as mães vinham até nós perguntar sobre o projeto”, contou.
Atualmente a grande luta é para encontrar professores especializados no trabalho com os diferentes níveis de limitações e deficiências apresentados pelos desportistas. “É inaceitável que não existam professores de educação física para participar do projeto. Mesmo a desculpa de que as universidades, de forma errada, não preparam os alunos para lidar com este público não é válida. Ninguém sai do curso sabendo tudo, para isto existe as especializações”, argumentou.
Portinho terminou sua intervenção exaltando o trabalho de muitas pessoas que auxiliam os projetos, e também as pessoas com deficiência que encontraram no esporte uma forma de obter qualidade de vida, e muitas vezes até uma forma de renda. “Já passamos daquela fase em que os deficientes eram vistos como um fardo para as famílias, pessoas dignas de pena. Hoje muitos já trabalham, e em muitos casos sustentam suas famílias. No caso do esporte, muitos já sobrevivem exclusivamente de sua prática esportiva, com bons patrocinadores, estrutura e tudo mais. Mas ainda falta para muitos rever seus conceitos”, finalizou.

sábado, agosto 20, 2011

Semana de valorização

Entre 20 e 28 de agosto acontece a I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência promovida pela Assembleia Legislativa gaúcha. A série de atividades gratuitas e abertas ao público visa a conscientizar a sociedade a respeito do tema e a acelerar o processo de inclusão. Palestras que tratam de autismo, qualidade de vida na deficiência, exposições fotográficas e de artes plásticas, desfile de moda inclusiva e até uma passeata no Parque Farroupilha fazem parte da programação (confira, abaixo, a programação completa). “Este é um evento de grande importância, pois busca conscientizar a sociedade e o poder público da necessidade de se trabalhar para que as políticas públicas para pessoas com deficiência se tornem uma realidade concreta”, afirma o presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT).

“Esta é uma temática que cada vez mais ocupa os debates no Legislativo estadual. Mesmo tendo muita coisa ainda a ser feita, o nosso Legislativo, que tem a missão de ser um espaço de defesa da democracia, da tolerância e da inclusão, está sempre à disposição das pessoas com deficiência”, acrescenta Villaverde.

As atividades são promovidas pelo grupo de trabalho da Assembleia que trata do tema inclusão, formado por servidores da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Superintendência de Comunicação Social, do Departamento de Gestão de Pessoas e do Fórum Democrático, e fazem parte do programa Assembleia Inclusiva. A coordenadora do grupo, a publicitária e cadeirante Juliana Carvalho, considera esta uma oportunidade ímpar para que o Legislativo faça a sua parte no que se refere ao fim das barreiras entre pessoas com e sem deficiência. “A programação da semana vai mostrar de forma atrativa e lúdica as inúmeras capacidades das pessoas com deficiência. Sim, nós podemos dançar, praticar esportes, nos dedicar à arte e também participar da moda”, avalia.

Uma sensibilização dos deputados para a temática está programada para terça-feira (23), no Salão Júlio de Castilhos, com a disponibilização de cadeiras de rodas, bengalas e o uso de vendas para que os parlamentares possam vivenciar a realidade das pessoas com deficiência.

Conheça melhor as atrações e os parceiros destas atividades:

O Ciclo Permanente de Palestras sobre Autismo abordará, no sábado (20), temas como aplicação dos tratamentos biométricos e dietas no tratamento do autismo. Tem promoção do Instituto Autismo & Vida, uma organização não governamental formada por pais de pessoas que estão no espectro do autismo. Já o Movimento SuperAção, formado por pessoas com e sem deficiência de todo o Brasil, é o parceiro na passeata marcada para domingo (21), com concentração às 10h, do Espelho d Água do Parque Farroupilha (Av. Setembrina). A iniciativa já acontece há oito anos em São Paulo, além de ter edições no Rio de Janeiro e até na Argentina. Em Porto Alegre, ocorre pela segunda vez.

No seminário sobre qualidade de vida na deficiência, na segunda-feira (22), serão tratados assuntos como Lazer e Turismo, com o presidente da Ong Caminhadores RS, Rotechild Prestes. Ele é guia de turismo com habilitação em acessibilidade, ecoturismo e turismo de aventura, além de membro do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre. Os esportes adaptados e a Escola Paraolímpica serão tema da manifestação de Luiz Cláudio Portinho, presidente do RS Paradesporto. A publicitária Juliana Carvalho vai falar sobre sexualidade depois da lesão medular. A apresentadora do programa Faça a Diferença da TV Assembleia é cadeirante e coordena o Movimento SuperAção no Rio Grande do Sul, além de ser autora do livro Na minha Cadeira ou na tua?.

A oficina de dança integrada comandada por Carla Vendramin, na quinta-feira (25), vai reunir pessoas com e sem deficiência para realizarem tarefas de improvisação, improvisação com objetos cênicos, composições de sequências de movimento integrado e composição em pequenos e grandes grupos. À tarde haverá demonstração de Esportes Paraolímpicos como basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, tênis de mesa adaptado e vela adaptada. As atividades do dia se encerrarão com o Sarau no Solar, no Teatro Dante Barone, com o músico com deficiência visual, o pianista Angelin Loro.

Kica de Castro, publicitária e fotógrafa, proprietária de uma agência de modelos para pessoas com deficiência desde 2007, mostra, pela primeira vez no Estado, sua exposição “Toda nudez vai ser revelada”. Além disso, faz palestra na sexta-feira (26) falando sobre sensualidade na deficiência. A fala antecede o evento mais badalado da semana: um desfile de moda inclusiva, assinado pela estilista Vitória Cuervo. Inspirada no Parque da Redenção, a coleção primavera/verão será apresentada por modelos com e sem deficiência. No casting estará a Miss Brasil com deficiência visual, Giselle Hübbe, e também a apresentadora Alice Neves.

Paula Arpini assina a exposição Pintando com a Boca. A artista tem deficiência psicomotora e pinta há 23 anos com guache sobre papel. É um exemplo de superação e das múltiplas possibilidades das pessoas com deficiência.

Programação Completa

Sábado | 20 de Agosto

1ª Edição do Ciclo Permanente de Palestras sobre Autismo

Local: Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa

9h Aplicação dos Tratamentos Biométricos no Autismo com Dra. Simone Pires, médica de São Paulo, especialista em protocolo DAN! (Defeat Autism Now) para o autismo. 14h Dietas no Tratamento do Autismo com Claudia Marcelino, mãe de autista, residente no Rio de Janeiro, autora do Livro “Autismo – Esperança pela Nutrição”.

Domingo | 21 de Agosto

10h 2ª Edição da Passeata Movimento SuperAção

Local: Parque da Redenção – concentração no Espelho D’água.

11h30 Abertura Oficial da I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pela Assembleia Legislativa em conjunto com as aberturas da 17ª Semana Estadual e 14ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Fala de autoridades e shows.

Segunda-feira | 22 de Agosto

Seminário Qualidade de Vida na Deficiência

Local: Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa

8h30 Abertura

9h Lazer e Cultura com Rotechild Prestes, Presidente da ONG Caminhadores RS

10h Esportes adaptados e Escola Paraolímpica com Luiz Cláudio Porto, presidente do RS Paradesporto.

11h Sexualidade depois da lesão medular com Juliana Carvalho, autora do livro Na minha Cadeira ou na tua?

12h Encerramento

19h Apresentação do Espetáculo Celebridades com o Centro Inclusivo de Artes Legato

Segunda a Sexta-feira | 22 a 26 de Agosto

Exposição fotográfica “Toda nudez vai ser revelada” de Kica de Castro na Galeria dos Municípios


Segunda a Sexta-feira | 22 a 26 de Agosto

Exposição “Pintando com a Boca” de Paula Arpini no Espaço Novos Talentos

Terça-feira | 23 de Agosto

13h30 Exposição do Poema “Deficiências” de Mário Quintana, no Salão Júlio de Castilhos

Sensibilização com os deputados, uso de vendas, bengalas e cadeira de rodas

Quarta-feira | 24 de Agosto

14h Projeção de fotos dos estagiários com deficiência em atividade na Assembleia Legislativa no Salão Júlio de Castilhos

Quinta-feira | 25 de Agosto

9h Workshop de Dança Integrada

Local: Vestíbulo Nobre na Assembleia Legislativa

O workshop consta de aquecimento e tarefas de improvisação, improvisação com objetos cênicos, composição de sequências de movimento integrado, composição em grupos pequenos e com todo o grupo. Público de pessoas com e sem deficiência. Ministrado por Carla Vendramin.

14h Demonstração de Esportes Paraolímpicos na Esplanada

Local: Esplanada na Assembleia Legislativa

Modalidades: basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, tênis de mesa adaptado, vela adaptada.

18h30 Sarau no Solar com músico Angelin Loro, pianista consagrado e cego

Local: Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa

Sexta-feira | 26 de Agosto

17h Palestra com a fotógrafa Kica de Castro no Vestíbulo Nobre.

18h30 Desfile de Moda Inclusiva

Local: Vestíbulo Nobre na Assembleia Legislativa

O primeiro desfile de Moda Inclusiva do Estado será assinado pela estilista Vitória Cuervo. Inspirada no Parque da Redenção a coleção primavera/verão é feminina e terá no casting modelos com e sem deficiência valorizando as diversas formas de beleza da mulher brasileira. As roupas serão sob medida e adaptadas para cada uma, conforme suas necessidades. Entre as modelos, está a Miss Brasil com Deficiência Visual, Giselle Hubbe.

Para saber mais acesse: www.al.rs.gov.br/assembleiainclusiva

quinta-feira, agosto 18, 2011

A ERA DORIVAL


Dorival Jr. estreou bem na casa mata Colorada. Não só pelos três pontos da vitória por 1x0 contra o Botafogo, mas, acima de tudo, pela escalação equilibrada e correta da equipe. Na ausência de Índio a promoção do jovem R. Moledo. Zé Mario mantido na lateral esquerda (e se deixarem esse guri jogar, o Kleber não deixará saudades - e olha que não me encaixo entre os críticos deste último).

No meio de campo a mais do que correta retirada de W Matias da equipe e colocação de P. C. Tinga no banco de reservas, prestigiando-se o guri Elton, de ótimas atuações recentes, ao lado de Guinazu, que regressava de lesão (e foi o monstro de sempre no combate e desarme - é incrível como o Guina fica meses de fora por lesão e regressa como se nada tivesse acontecido).

Na parte ofensiva, Andrezinho - de grande participação - e D´Alessandro, menos participativo, porém com grande eficácia deram boa conta do setor da criação. E o atacante Jô começa a mostrar boas credenciais. Quando de sua contratação eu disse que se trata do companheiro ideal para Damião. E no jogo contra o Botafogo Jô começou a apresentar suas credenciais. Com a sequência de jogos, deve se firmar no time (é uma lástima que Damião foi convocado para a maldita seleção e ficará de fora de algumas partidas - atrapalhando a continuidade da dupla).

Falta ainda muito para termos um time confiável; muito mais para um time imbatível. Tenho receio de que Dorival seja como todos os outros treinadores, que na primeira partida escalam o time ideal e pretendido pela maioria da torcida, para agradar. Receio de que na sequência Dorival seja escravo da "mesmice treinadorística".

Do ponto de vista da mecânica de jogo, penso que se deva explorar mais o jogo pelos flancos, estimulando-se os laterais a alçarem bolas constantes na área inimiga. Com a presença de Jô e Damião, nossa artilharia fica pesada e eficaz. E, claro, há sempre o rebote de tais lances com oportunidades interessantes para os chutes de fora da área de Andrezinho e D´Alessandro.

Começou bem a Era Dorival. Mas é preciso cautela nos elogios.

O REI VEM AI...

Na sua última passagem pela Capital, o Rei embalou o Dia dos Namorados dos gaúchos<br /><b>Crédito: </b> Mauro Schaefer / CP Memória


O Rei Roberto Carlos tem um encontro marcado com os porto-alegrenses em outubro. O cantor, a sua orquestra e coral se apresentarão no dia 15, às 21h30min, no Gigantinho. (fonte: CORREIO DO POVO)

The Worst And The Best

"in the hospitals and jails
it's the worst
in madhouses
it's the worst
in penthouses
it's the worst
in skid row flophouses
it's the worst
at poetry readings
at rock concerts
at benefits for the disabled
it's the worst
at funerals
at weddings
it's the worst
at parades
at skating rinks
at sexual orgies
it's the worst
at midnight
at 3 a.m.
at 5:45 p.m.
it's the worst" (Charles Bukowski)

DAMIGOL NA SELEÇÃO

Dia 18 de agosto é um dia especial para o atacante colorado Leandro Damião, exatamente há um ano atrás ele marcava o gol que dava o título de Bicampeão da América para o Inter. Hoje foi convocado pelo técnico Mano Menezes para Seleção Brasileira.

E para não passar em branco vale registrar que ontem Leandro Damião marcou o gol da vitória colorada sobre o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro.



quarta-feira, agosto 17, 2011