sexta-feira, julho 30, 2010

RUAS DE FOGO

Seremos campeões!!!

(IN)VERSÕES II

Hoje vamos de McCartney e Lennon - "I Should Have Known Better" que ganhou versão de Renato e seus Blue Caps (aqui mostrando que são como vinho num show em comemoração aos 30 anos da banda em 1995).






e ainda uma versão em estúdio do quarteto de Liverpool, com Ringo Star mandando ver nas baquetas e o saudoso Harrison tirando rifs incríveis da guitarra.

quinta-feira, julho 29, 2010

NUNCA ESQUECEREI...

dos dias que passei, contigo INTER!!!


SUPERIORIDADE COLORADA!

.
Essa foto do Alexandre Lops, a meu ver, é a grande imagem da partida. Ela revela a superioridade incontestável do INTERNACIONAL e a covardia de nosso adversário. E esta imagem fica ainda mais perfeita ao estampar como protagonistas exatamente Sandro - um guri formado em nosso Celeiro - e Fernandão - que com a camisa Colorada nunca foi covarde. O São Paulo de Ricardo Gomes veio a Porto Alegre para não jogar e voltar para casa com um oxo. O INTERNACIONAL os mandou para casa com uma derrota e muita preocupação na bagagem. Na próxima semana teremos os 90 minutos finais do confronto. Tudo está em aberto. O 1x0 é apenas uma vantagem que teremos de administrar. A tarefa será muito complicada, mas, se mantivermos essa postura demonstrada ontem, dificilmente a vaga na final escapa.

quarta-feira, julho 28, 2010

A VIDA COMO ELA É...

Comprei o DVD "A Vida como Ela É", com episódios produzidos pela Rede Globo baseados nos contos de Nelson Gonçalves publicados durante anos no Jornal O Dia. E fui gratamente surpreendido ao acessar a Seção de Extras do DVD. Ali está uma entrevista primoroza concedida por Nelson a Otto Lara Resende. Transcrevo aqui algumas das passagens:

“O jovem só pode ser levado a sério quando fica velho. Aponte um líder de dezessete, dezoito, dezenove ou vinte anos. O único líder juvenil que eu conheço é o Mao Tse Tung. O jovem só tem graça quando é moleque. Aos dezoito anos o sujeito não sabe como se diz a uma mulher boa noite.”

“A idade é uma solução formidável. A razão é um lento, laborioso, dilacerado, uma conquista espiritual. Isso é a razão. Uma conquista espiritual que o sujeito leva meio século para ter. Não se improvisa razão, não existe isso.”

“Quem não foi derrotado nunca é uma besta. Ou então é Napoleão de hospício, é o único imbatível. Porque o fato de ser Napoleão não quer dizer que um medíocre como era Wellington não possa ganhar as batalhas. O Wellington não podia amarrar os sapatos do Napoleão.”

“Quem ganha na vida ? É o cretino fundamental. Ponha o cretino fundamental encima desta mesa, ou de um caixote de querosene jacaré; e você manda ele falar; ele dá um berro e imediatamente milhares de cretinos fundamentais se organizam, se arregimentam, se aglutinam.”

“Qual é o maior acontecimento do século XX ? É a rebelião de cretinos fundamentais. Antes, o cretino fundamental raspava as paredes de sua humildade e na consciência de sua inépcia... Mas, agora, conseguiram finalmente pela superioridade numérica – porque para um gênio há dez milhões de imbecis.”

“NR - Você conhece alguma grã-fina de narinas de cadáver ? Olha a prudência mineira... Afasta a prudência mineira.
OLR – Eu conheço várias. Você quer que eu cite em ordem alfabética ?
NR – Não, na ordem alfabética não. Isso seria cruel, Otto.
OLR – É claro! Mas a gente conhece, claro.
NR – Mas no elevador do Mário Filho, eu fui com uma grã-fina das narinas de cadáver.
OLR – Como é que você descobriu, foi assim de repente ?
NR – Não, não foi de repente não. Ela tem narinas de cadáver, essa santa senhora...
OLR – Mas é em função de operação plástica ?
NR – Não, não.
OLR – Essas narinas são artificiais ?
NR – Essa não ofende e nem desconfia das narinas de cadáver... Ela pensa que tem um nariz de Cleópatra, se é que Cleópatra tinha nariz...
OLR – A Cleópatra tinha nariz, mas não de...
NR – Do qual dependeu a sorte de culturas e civilizações...
OLR – Sim, porque se o nariz de Cléopatra fosse um pouco menor, a sorte do mundo seria outra, né ?
NR – Seria outra. Se fosse um pouco maior, seria outra. E assim sucessivamente.
OLR – Você atribui a grã-fina, não é só a expressão, mas você atribui à grã-fina das narinas de cadáver uma série de lugares comuns... Ela tem uma atitude, digamos, aberta, para frente...
NR – Me diga uma coisa Otto, você nunca viu o desprezo de uma grã-fina pelo Brasil ? Uma delas me dizia: “O Brasil é um país de quinta ordem”. Compreendeu ? Então, eu quase lhe disse – não lhe disse porque eu sou um tímido – “por que a senhora não vai lavar um bom tanque ? “. Mas quem disse isso foi um chofer de ônibus que uma grã-fina fechou... Ele disse: “VAI LAVAR UM BOM TANQUE!”. E a grã-fina ficou numa impassibilidade total.

“Eu sou um cristão; profundamente cristão. Mas eu só entro em igreja vazia. Na minha opinião, os crentes e os padres estragam a missa.”

“A maior leviandade é o beijo na boca. O sujeito só devia beijar uma única mulher em toda sua vida. E caso não aparecesse a mulher amada, não beijar. Simplesmente não beijar”

“O sexo atrapalha o amor. O amor ou é eterno ou não é amor. O homem de hoje; a mulher de hoje não leva isso a sério.”

“O que eu teria a dizer aos jovens, de ambos os sexos, é o seguinte: envelheçam depressa, envelheçam, com toda urgência, envelheçam.”

WRONG MAN

.
Alfred Hitchcock's "The Wrong Man", uma obra prima do cinema filmada em 1956, estrelada por Henry Fonda e Vera Miles. O filme é baseado na história real de um músico que é confundido com uma bandido e, a partir de tal confusão, inicia um período sombrio de sua vida entre cadeias e julgamentos, perpassando pela insanidade de sua esposa. Além das atuações especiais de Fonda e Vera, a trilha sonora é um baita de um destaque. Composta por Bernard Herrmann, a música dita o ritmo e aguça sentimentos, conferindo muita dramaticidade ao filme. E, como de costume, Hitchcock dá uma aula de realização, com planos sempre sugestivos, inéditos e por vezes excêntricos (como a espetacular cena em que Henry Fonda está na cela da prisão - a mesma que Manny Balesteros foi enclausurado na vida real). A conjugação de um roteiro excelente, uma trilha musical angustiante e uma direção primorosa faz com que o espectador sinta exatamente o mesmo terror psicológico impingido ao protagonista da obra. Sem dúvida vale a pena conferir.

sábado, julho 24, 2010

(IN)VERSÕES

Vou plagiar o Mutuca, rockeiro das antigas aqui de Porto que em seu programa de sábado na rádio Ipanema FM (94.9) sempre manda ver o (IN)VERSÕES...
.
Vou de POISON IVY, canção composta por Leiber e Stoller em 1959, que ganhou milhares de versões pelo mundo afora. De Billy Thorpe and The Aztecs, a Rolling Stones, passando por Renato e seus Blue Caps, na Jovem Guarda, até as mais recentes como a versão espanhola da banda Seguridad Social.
.
Aqui vamos com a versão dos Stones, com Brian Jones no backing vocal...







E com a clássica versão tupiniquim jovenguardista dos Golden Boys...
Clica aqui para a versão do The Hollies - que divide as preferências com a dos Stones


e aqui para conferir a engraçada versão de Billy Thorpe e os Aztecas - primeiro lugar na parada britânica em junho de 1964


sexta-feira, julho 23, 2010

BEBETO...

quinta-feira, julho 22, 2010

MARSHALL & THE FRO

Trio australiano que faz um som bem legal.

quarta-feira, julho 21, 2010

El Diablo en El Paraíso

"El hombre se come el pasto / El burro los caramelos / La nieta manda al abuelo / Y la sota al rey de bastos / L'agua la llevo en canasto / Me duermo debajo el catre / Todo lo endulzo con natre / Bailo en la tumba del muerto / Mentira todo lo cierto / Gritaba desnudo un sastre.
.
Los pajes son coronados / Los reyes friegan el piso / El diablo en el paraíso / Y presos van los soldados / Se perdonan los pecados / Fusilamiento de jueces / En seco nadan los peces / Será un acabo de mundo / Cuando en los mares profundos / Las arboledas florecen.
.
Los justos andan con grillos / Y libres van los perversos / Noventa cobres un peso / Seiscientos gramos un kilo / Los futres andan pililos / Los gordos son raquíticos / Brincaba un paralítico / Sobre un filudo machete / Ocho por tres veintisiete / Divide un matemático.
.
De asiento tienen el piano / Tocan música en la silla / Caín es la maravilla / Para el abel de su hermano / Caminar es con las manos / Los santos son pendencieros / Bendicen a los rateros / Se acuesta el perro en la cuna / Debajo de blanca luna / La guagua muerde al rondero.
.
Aquí termina el ejemplo / Fue por el mundo al revés / Y con la venia de usted / Al teatro lo llaman templo / Muy plácido te contemplo / Dice el bandido a su presa / Es más hereje el que reza / Los viejos van a la escuela / Los niños a la rayuela / Ya nadie tiene cabeza." (VIOLETA PARRA)

Black Fella White Fella

Lá do fundaço do baú, do tempo em que copiava fitinha K7 da parceria ansioso por curtir novos sons - 3 em 1 com dois deck dupla velocidade (bah!). Anos 80 na veia... Os aborígenes do Warumpi Band numa sonzera recheada de reefs de guitarra e com o dijeridoo pontuando . Uma baita música e uma baita letra.


Blackfella Whitefella / Doesn't matter / What ya' colour / As long as you /A true fella / As long as you / A real fella / All the people / Of different races / Around the world

In different places / Doesn't matter / What your name is / We've got to have lots of changes / We need more brothers / If we're to make it / We need more sisters / If we're to save it

Are you the one who's gonna stand up and be counted? / Are you the one who's gonna be there when we shout it? / Are you the one who's always ready with a helping hand? / Are you the one who understands this family plan?

Blackfella Whitefella Yellowfella Any fella / Doesn't matter What your colour / As long as you A true fella

All the people of different races / Around the world in different places / Doesn't matter Which religion / It's all the same when the ship is sinking / We need more brothers / If we're to make it / We need more sisters / If we're to change it /

Are you the one who's gonna stand up and be counted? / Are you the one who's gonna be there when we shout it? / Are you the one who's always there with a helping hand? / Are you the one who understands this family plan?

Stand up Stand up and be counted Stand up Stand up and be counted Stand up Stand up and be counted Stand up Stand up and be counted Stand up Stand up and be counted (etc)

Are you the one who's always there with a helping hand? / Are you the one who understands this family plan? / Are you the one who's always there with a helping hand? / Are you the one who understands this family plan?

terça-feira, julho 20, 2010

CÃO VAGABUNDO

"Gosto de sair por aí como um cão vagabundo
Sem nenhum rumo, sem nenhum rumo
Gosto de xeretar todas as portas que encontro
E de rolar na relva macia dos jardins
.
Como um cão vagabundo sem nenhum rumo
Cachorro velho da rua
Machucado na pata
Para sempre vira-lata
.
Gosto de sair por aí como um cão vagabundo
Sem nenhum rumo, sem nenhum rumo
Gosto de beijar todos os pesinhos que passam
Nas casas e garotas, a maravilhosa arquitetura
.
Como um cão vagabundo sem nenhum rumo
Cachorro velho da rua
Machucado na pata
Para sempre vira-lata" (Cowboys Espirituais)

segunda-feira, julho 19, 2010

LONG LONG WINTER

O minuano corta o rosto
e as noites de inverno...

quarta-feira, julho 14, 2010

GRANDE DISCO


Autoranas desplugado. "Você sabe tão pouco a meu respeitoMas se sente no direito de vir me analisarSe é pra passar por cima de preconceitoPrefiro nem ser aceitoO que eu quero pra minha vida ah! é muito mais!"... E por aí vai entre riffs e batidas no melhor estilo Surf Music californiano sessentista. Vale a audição!

VOU VIVENDO...

Quantas vezes você já deixou coisas importantes para trás
em troca de atalhos
Quantas vezes você preferiu ser preferido a ser feliz
e deixou escapar por um triz
.
Eu vou errando

E consertando
Eu vou tentando
Eu vou vivendo...
.

Você pode sempre escolher as palavras certas mas dizer
as coisas erradas
Você pode não querer errar mas esse é um erro a corrigir
Não há pra onde ir
.

Eu vou errando
E consertando
Eu vou tentando
Eu vou vivendo... (WALVERDES)

terça-feira, julho 13, 2010

DIA INTERNACIONAL DO ROCK I

ROCK GAUCHO NELES ENTÃO. TARANATIRIÇA, 1985. Lembro de ter visto um show do Taranatiriça no Araújo Viana, em sua versão original, com banco de madeira e sem cobertura, anos 80 - começo. Foi um dos meus primeiros shows de rock, ainda era um piá.

DIA INTERNACIONAL DO ROCK II

MAIS ROCK GAUCHO NA VEIA... REPLICANTES, 1985, "Surfista Calhorda"... Na formação clássica, com Wander Wildner no vocal. Nessa formação eu vi um show dessas figuras uma vez na praia do Magistério, num carnaval. Folclore, muito folclore. E viva o Rock'n'Roll.

DIA INTERNACIONAL DO ROCK III

Outra pedronca do fundo da bauzera. Cascaveletes na Reitoria da UFRGS, ao vivo na TVE. Isso é coisa muito nossa! Rock Gaucho anos 80 na veia... Quem nunca viu um show de Rock Gaucho na Reitoria da UFRGS bom sujeito não é...

DIA INTERNACIONAL DO ROCK IV

Fughetti Luz - essa véia, talvez, seja o pai do Rock Gaudério... e dá-lhe rock'n'roll gaúcho sempre!!!

DIA INTERNACIONAL DO ROCK V

Não poderia faltar: Campo minado, campo minado, saca onde pisa meu chapa!!! P'ra lá do arame farpado... Bandaliera ainda com o saudoso Marcinho Ramos na guitarra.


domingo, julho 11, 2010

O RESPONSÁVEL POR TUDO

.
Não fosse a força e coragem dessa figura e não teríamos vivenciado este Mundial na África. Há décadas, quando Mandela sofria nos calabouços sombrios do abominável regime do aparthaid, jamais se poderia imaginar que vivenciaríamos estes 30 dias de total futebol e aprendizado com a África do Sul. A entrada do velho Mandela no Soccer City, no final da cerimônia de encerramento da Copa e minutos antes de a bola rolar para partida final, foi um dos momentos mais marcantes e importantes desses 30 dias.
.
Os relatos da imprensa que foi cobrir o Mundial dão conta que ainda há muito a ser feito para que o pedido de reconciliação feito por Mandela seja algo concreto. A África do Sul está longe de viver um regime sequer próximo do imaginado pelo líder. Johanesburgo ainda é um bunker aonde africaners e negros evitam até mesmo sair as ruas depois de determinado horário para evitar conflitos.
.
Não se pode negar também que o Mundial deixa dívidas enormes à África e grandes elefantes brancos; é o já conhecido lado negativo de um evento deste porte, demasiado custoso para países pobres (aqui no Brasil já sentimos isso no PAN/07 e sentiremos novamente, a partir de agora, com o Mundial/14 e Olimpiadas/16).
.
Mas, mesmo com o peso de 91 anos, Mandela não poderia deixar de comparecer ao Soccer City hoje. O Velho Líder não poderia nos deixar orfãos desse momento que para sempre ficará marcado na memória. Para ser sempre lembrado, assim como o ensinamento que proferiu no dia em que tomou posse como o primeiro Presidente negro do país: "forgive but not forget".

A AVÓ DO LOUCO

A Copa do Mundo teve vários personanges interessantes. Dentro dos gramados, o uruguaio Louco Abreu foi um deles. A ESPN foi atrás da avó do louco, em Minas, no interior do Uruguai, e esclareceu um pouco a origem da personalidade de Sebastian Abreu. Figuraça a Dona Tiquiti! Vale conferir.

sexta-feira, julho 09, 2010

VAMO INTER!

VALE TUDO PARA GANHAR DO SÃO PAULO...

E O POLVO É COLORADO!!!! AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.....


MUNDIAL BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

.
Em tempos de Copa do Mundo, o basquete em cadeira de rodas também realiza sua competição máxima. Os jogos podem ser conferidos ao vivo em
.
http://www.gbwba.org.uk/gbwba/index.cfm/news/live-footage-of-world-championships/
.
ou acesse o site do RS PARADESPORTO e clique no link disponível na capa
.
http://ong.portoweb.com.br/rspara/

quinta-feira, julho 08, 2010

E VAMOS À LUTA!

Eu acredito
É na rapaziada
Que segue em frente
E segura o rojão
.
Eu ponho fé
É na fé da moçada
Que não foge da fera
E enfrenta o leão
.
Eu vou à luta
É com essa juventude
Que não corre da raia
À troco de nada
.
Eu vou no bloco
Dessa mocidade
Que não tá na saudade
E constrói
A manhã desejada...(2x)
.
Aquele que sabe que é negro
O coro da gente
E segura a batida da vida
O ano inteiro
.
Aquele que sabe o sufoco
De um jogo tão duro
E apesar dos pesares
Ainda se orgulha
De ser brasileiro
.
Aquele que sai da batalha
Entra no botequim
Pede uma cerva gelada
E agita na mesa
Uma batucada
.
Aquele que manda o pagode
E sacode a poeira
Suada da luta
E faz a brincadeira
Pois o resto é besteira
E nós estamos pelaí...
.
Eu acredito é na rapaziada!
.
Composição do saudoso Mestre Gonzaguinha, p/ FABI, grande admiradora do cara

CAMPANHA

Copa do Mundo de dois em dois anos. Quatro anos é demais. Não há nada melhor do que um Mundial. As mulheres falam de futebol com propriedade. Só se fala em futebol. Paraguaias querem tirar a roupa; holandesas querem entregar sexo por futebol. Não há nada melhor do que uma Copa do Mundo. O mate na praça num dia de Copa do Mundo. Dia de jogo do Brasil em qualquer parte do mundo. Eu quero Copa de dois em dois anos. Chega de trabalhar tanto; chega de pensar em coisa chatas. Eu quero Copa! Mundial de dois em dois anos. Tudo ficará melhor.

quarta-feira, julho 07, 2010

POR QUE TORCEMOS PARA O URUGUAY ?

.
A torcida hoje era total para os uruguaios aqui em Porto Alegre. No Mercado Público o pessoal se acotovelava para ver os lances do jogo. De quando em quando passava uma figura gritando: "vamo celeste! vamo celeste!"... E outro logo respondia: "arriba uruguay!". E assim foi. Lamúria quando Brockhorst acertou aquele pombo sem asa. Comemoração no gol do Forlan. E assim fomos na torcida até o último minuto, peleando em frente da tela até a morte.


ATAQUE da GUMEX

.
Cristiano Ronaldo, Fernando Torres e Van Persie... é o famoso ataque Gomex. um bando de metrossexual que a cada lance fica se olhando no telão do estádio e não fez absolutamente nada no Mundial.

FORLAN e MAIS 10...


.

Ainda estou formando minha seleção da Copa do Mundo. Mas um nome já está garantido. É o uruguaio Diego Forlan. Jogou muita bola neste Mundial e ajudou, e muito, o selecionado de seu país a ir mais longe do que todos, inclusive os uruguaios, esperavam. Forlan é o dono do time, cobra faltas, escanteios, arma o jogo, marca gols em tiros de fora da área ou dentro dela. Poucos jogaram o que jogou Forlan neste Mundial e, por isso, já o elegi para uma das vagas do meio para frente.

FINAIS - PALPITES

.

Não tive tempo de comentar Holanda x Uruguay, mas aconteceu justamente o que eu previa. Torci muito para o Uruguay, mas era muito difícil a celeste bater a laranja. O futebol sairia derrotado se um dos finalistas da Copa do Mundo chegasse a tal condição adotando um esquema de jogo retrógrado, baseado na malfadada linha de 3 zagueiros, com dois volantes e dois atacantes isolados em total solidão na frente. Oscar Tabarez é mais um desses tantos treinadores que amarra a qualidade técnica dentro de um esquema chato e burocrático. Aliás, o time sudamericano só chegou tão longe graças à tradicional garra charrua e ao talento de Diego Forlan (que surpreendentemente foi substituído pelo treinador faltando 10 minutos para o final do jogo). Os Uruguayos lutaram até o final e, como de costume, morreram peleando.

.

A Holanda sim pratica um futebol virtuoso. Com quatro homens formando uma linha de frente que troca passes em velocidade estonteante quando o time recupera a bola, o time ainda conta com o apoio sempre efetivo do lateral esquerdo e capitão, o veterano Van Brockhorst. No sistema defensivo uma dupla de volantes implacáveis faz com que os zagueiros não sejam percebidos dentro de campo. Sem a bola todo o time volta para marcar, inclusive o quarteto ofensivo. São 10 jogadores atrás da linha da bola, sempre.

.
.

Na outra final, prevejo uma vitória tranquila da Alemanha. A Espanha, tenho dito, não passa de um time médio, com jogadores nada mais do que medianos também. Não há um craque, embora todos, parece, pensem que são. O time alemão já mostrou força e bateu dois gigantes, está embalado e dificilmente será batido pelos espanhóis, que venceram a fraquíssima seleção de Portugal e o valente time do Paraguai aos trancos e barrancos.


.


De toda forma, teremos uma final européia. E pela primeira vez na história das Copas, um europeu sagrar-se-á campeão fora de seu continente.

sábado, julho 03, 2010

AGUANTE URUGUAY

HOJE A CULPA FOI DO DUNGA


Fui sempre um grande defensor de Dunga, desde sua indicação, passando por todos os episódios durante eliminatórias e até o jogo contra o Chile. Mas hoje, devo reconhecer, Dunga falhou demais.

.

Escalou mal a equipe, ao optar por Daniel Alves na função de articulador pela direita. Não é lícito a um treinador de seleção brasileira - com um leque de jogadores quase infinito para as 11 posições - depender de uma improvisação como solução de jogo. Ainda mais numa posição importante como a de meio armador.

.

Demorou demais para adequar sua equipe e seu sistema de jogo às mudanças efetuadas pelo time adversário. Assisti algumas mesas redondas pós-jogo e a indagação central era o que teria acontecido no intervalo. Buscavam explicação para a queda de produção do time. Nenhuma roda de debate ofereceu resposta à indagação. E a meu ver a resposta é simples. A Holanda voltou para o segundo tempo atuando diferente. Concentrou toda sua movimentação pelo lado direito. No segundo tempo, Robben não estava mais sozinho por ali. A ele se juntaram Van Persie, Snejder e o lateral direito cujo nome agora me foge. E Dunga demorou demais para povoar o setor. Tanto é assim que Michel Bastos, sobrecarregado, teve de abusar das faltas e acabou punido com o cartão amarelo. Mesmo diante disso, Dunga apenas trocou Michel por Gilberto, que também ficou sobrecarregado pelo setor. Robinho não voltou para ajudar na marcação e os volantes também não foram deslocados para combater o povoamento adversário, à exceção do ridículo lance em que Felipe Melo pisou propositalmente em Robben. Por ali saíram as jogadas dos dois golos holandeses.

.

E não foi só aí que Dunga demorou para agir. Quando sofremos o segundo golo, aos 25 minutos, a equipe já clamava por substituições. Já não tínhamos criatividade na meia cancha (afinal a função estava a cargo de Dani Alves). Após sofrer o segundo golo a coisa se agravou. E Nilmar só foi chamado a ingressar em campo aos 31 minutos. Foram, no mínimo, 6 minutos perdidos!, o que, convenhamos, é muita coisa em termos de um jogo mata-mata em fase final de Copa do Mundo.

.

Mas além de demorar para agir, Dunga agiu de forma equivocada. Nilmar deveria ter ingressado no lugar de Daniel Alves, mantendo-se o centroavante no time. Quando se está perdendo não é hora de sacar centroavante, mesmo que este esteja jogando mal. E não se pode dizer que Luis Fabiano jogava mal, pelo simples fato de que a bola nele nunca chegou. Assim como não chegou em Nilmar nos 15 minutos que teve para jogar. Repito, faltou criação ao meio de campo.
.
Com Robinho recuado para meia cancha ao lado de Kaká e Nilmar na frente ao lado de Luis Fabiano, talvez, achatássemos os holandeses em seu campo de defesa. E não se fale em necessidade de proteção defensiva, porque o que se viu depois de levarmos o segundo gol foi um bumba meu boi lá atrás, com alguns lances bizarros de 4 ou 5 holandeses contra Lúcio e Juan. Com jogadores do quilate de nossa delegação, o mínimo que se poderia esperar era uma pressão total nos 10 minutos finais.

.

Enfim, hoje Dunga falhou e falhou demais. Mas, por favor, não me venham com os típicos e tradicionais comentários e críticas oportunistas. Não me venham colocar a culpa na convocação. Não me venham dizer que com Ganso e Ronaldinho Gaúcho as coisas teriam sido diferentes. O plantel era muito bom e qualificado; o suficiente para ter ganho o Mundial (no mínimo do mesmo nível do selecionado que se sagrará campeão).

UM GOLO MUITO ESTRANHO

Antes de a bola ser testada pelo Snejder para o fundo de nossa rede e de deixar boa parte dos jogadores brasileiros com cara de derrotados antes mesmo dos 25 minutos da segunda etapa (Júlio César e Felipe Melo, especialmente), algumas coisas estranhas aconteceram ali naquele gramado da bela Port Elisabeth. E, calma, não me refiro a nada paranormal ou às mil e uma indagações e teorizações midiáticas sobre a mudança de comportamento do time do primeiro para o segundo tempo.
.
Refiro-me, especificamente, ao lance do gol. Primeiro, Juan poderia tranquilamente ter colocado a bola para lateral ao invés de "corner", quando pressionado por Robben. Segundo, poucos minutos antes, sofremos um escanteio contra e havia 3 jogadores nossos posicionados para evitar o cabeceio inimigo no primeiro poste. Terceiro, não consegui enxergar Lúcio no lance do gol (ao menos no quadro focado pelas câmeras). Aonde estava Lúcio ?! É elementar que o zagueiro central (em regra o melhor cabeceador do time - o que se confirma com Lúcio) deve estar posicionado dentro da pequena área num lance de escanteio contrário. E, por fim, Snejder testa a bola praticamente na linha da pequena área. Portanto, falha (a segunda) do goleiro Júlio César.

sexta-feira, julho 02, 2010

NA TORCIDA PELO PARAGUAI


Depois que ela disse "ME VOY A DESNUDAR EN LA PLAZA SI PARAGUAY LLEGA A SEMIFINALES O FINALES"MUNDIAL" todos estão na torcida pelo Paraguai.


VAMO PARAGUAY!!!



QUARTAS - PALPITES

Embalado por 7 acertos em 8 palpites das oitavas, resolvi seguir tentando adivinhar o futuro nas quartas-de-final do Mundial Sudafrica. Só a Eslováquia, que elegi como zebra das oitavas, me derrubou. Vejamos agora que o funil selecionou as oito melhores seleções e o nível dos duelos aumenta.
.
BRASIL x HOLANDA - Coluna 1. E não é patriotismo. Temos mais time que os holandeses. Nossa defesa é mais estruturada e intransponível. Nossa meia cancha mais compacta. Felipe Melo deve estar apto e com isso Dunga reestrutura sua meia cancha quase ideal (falta só Elano que novamente cederá lugar para Daniel Alves - de más atuações nesta Copa). E na frente sou mais Kaká, Robinho e Luis Fabiano do que Robben e Kuyt. Os holandeses estão muito mais temerosos em nos enfrentar do que o inverso. E com razão. Depois de 74 nunca mais a Laranja Mecânica foi páreo para o selecionado canarinho. Já lhes aplicamos o troco, em dobro, em 94 e 98 e temos tudo para eliminá-los mais uma vez do Mundial. Aposto num 3x1.
.
URUGUAI x GANA - Coluna 1 novamente. Gana já foi longe demais. Possui um time muito jovem e promissor; mas semifinais só na próxima Copa, quem sabe, se mantiverem este grupo unido. Com 2 jogadores suspensos (Mensah, zagueiro de 19 anos, e Ayew, meia de 20 anos) e 4 lesionados, os ganeses terão muitas dificuldades para furar o bloqueio uruguaio (melhor defesa da Copa, tendo sofrido apenas 1 tento). Os africanos terão dificuldade, ainda, para superar a mística da camisa celeste e a "gana" charrua de regressar a uma semifinal de Copa do Mundo depois de 40 anos (e justamente contra o Brasil com em 1970, conforme meu palpite!). Não bastasse tudo isso, ainda há Forlan em grande fase e o oportunista Luisito Suarez a garantir poderio ofensivo aos platinos. Vou de Uruguai 2x1.
.
ARGENTINA x ALEMANHA - Coluna 2. Será um dos grandes jogos desta Copa. Até agora o melhor. A Alemanha não vence a Argentina em 90 minutos há 20 anos, exatamente desde a final do Mundial-90, quando Maradona ainda comandava os argentinos dentro de campo. São 6 jogos com 3 derrotas e 3 empates - um deles terminou na eliminação argentina pelos alemães na última Copa, exatamente nas quartas. Mas tabu existe para ser quebrado. E a Alemanha mostrou neste Mundial que tem um time mais acertado e coeso nos três setores. À Argentina falta organização defensiva, volume de jogo no meio campo e, acima de tudo, preparo físico nos 15 minutos finais. Chegou a circular uma notícia de que Maradona sacaria Di Maria do time para incluir um jogador de marcação no meio campo. Diante dela cheguei a titubear. Mas hoje li que Maradona não muda o time. Então me defini de vez pela Alemanha. Vou de 2x1, mas na prorrogação.
.
PARAGUAI x ESPANHA - Coluna 1. Sim, vou apostar na zebra. E torcer ferrenhamente para que a Larissa Riquelme possa cumprir sua promessa. Os paraguaios vão derrubar a badalada seleção espanhola. Não consigo ver tudo que os fãs da Fúria enxergam. É um bom time, mas não tem cacife para levantar a taça. E nem para chegar entre os quatro. Já o Paraguai, além de uma ótima eliminatória, bateu Itália e Eslováquia na primeira fase e tem um time muito peleador (ideal para enfrentar os "mauricinho"s da Espanha). Vou de 2x2 e vitória "guarany" nas penalidades.