segunda-feira, abril 12, 2010

5.julho.1982 de novo...

O dia em que aquele timaço formado por Telê Santana foi derrubado pela pragmática Itália de Enzo Bearzot. O carrasco Paolo Rossi anotou três golos e terminou com a esperança do título mundial para uma geração dourada de jogadores formada por Zico, Sócrates, Toninho Cerezo, Falcão, Éder, Leandro, Junior entre outros. A data é tão fatídica e marcante que todos que a vivenciaram guardam até hoje lembranças relacionadas ao jogo e também a seus dramas pessoais. Eu tinha 9 anos e, como o pirralho ao lado e tantos outros milhões de brasileiros, fui às lágrimas, incrédulo, assim que o juiz trinou pela última vez o apito. Lembro perfeitamente de ter ficado apático por algumas horas, sem saber o que fazer da vida, não acreditando que os gols de Sócrates e Falcão não haviam sido suficientes. Chorava, como se meu choro pudesse fazer o árbitro voltar atrás e marcar aquela penalidade sobre o Zico (em lance que saiu com a camisa 10 totalmente rasgada por um puxão do zagueiro Gentile). Algumas horas depois da partida, no caminho para a fisioterapia, minha mãe colidiu o carro na descida de uma ladeira. Do alto de meus 9 anos tive a certeza de que aquela colisão era produto direto do fracasso de nossa seleção. Aquele dia voltei para casa desiludido com a vida, indagando o que mais estaria reservado a meu futuro.
.
Pois amanhã, às 21 horas, a ESPN BRASIL transmite o VT daquela partida espetacular. Vou assistir com certeza. E, mesmo sabendo o resultado, estou certo de que me pegarei torcendo novamente para que o juiz anote a penalidade, para que o Toninho Cerezo não atravesse aquela bola em frente à área. Vibrarei como criança novamente quando o doutor Sócrates anotar o primeiro e o nosso Falcão fizer o segundo naquele tirambaço de canhota de fora da área. Ao menos por alguns minutos, até que o Paolo Rossi faça o terceiro golo, terei novamente a ilusão de que vamos vencer o jogo e passar as semifinais contra a Polônia. E, quando o juiz apitar o final, é bem possível que volte a chorar como o guri da foto do Reginaldo Manente.
.
ps. A ESPN transmite o jogo na 3a feira - 21 horas, com reprise domingo - 22 horas

Nenhum comentário: