domingo, janeiro 04, 2009

Rock ´n´ Roll Circus

Desde que tive a honra de ganhar Rock ´n´ Roll Circus do meu primo Marcelo, num natal distante, já assisti ao filme incontáveis vezes. Em geral, coloco o disco só para ouvir enquanto faço outra coisa, mas termino parando tudo para assistir. As pouco mais de dez músicas, com certeza, não passam de uma pequena amostra do que foram os dois dias de dezembro de 1968 dos quais temos esse incrível registro.
.
Essa pequena amostra, porém, é primorosa. Começando por Jethro Tull, liderado pelo louco Ian Anderson e sua flauta mágica; seguido pela linda e melódica Marianne Faithfull; e passando pela (infelizmente) única reunião do grupo Dirty Mac - sorte de quem teve essa oportunidade de assistir John Lennon, Keith Richards, Eric Clapton e Mitch Mitchell juntos. Nem a participação da chata Yoko consegue estragar a festa. Enquanto Richards dita o ritmo no baixo, e Mitchell faz muito barulho na bateria, Lennon e um Clapton nitidamente turbinado tiram ‘reefs’ históricos de suas guitarras. Só mesmo vendo.
.
Mas o circo pega fogo mesmo (literalmente) quando entram em cena Jones, Watts, Wyman, Richards e Jagger. Do filme consta apenas um mini show de cinco músicas; o suficiente para dizer que Rolling Stones é não só a melhor banda de rock de todos os tempos, mas também para deixar claro que ninguém se compara ao magro Mick Jagger quando o assunto é performance de palco. Na segunda música, “Parachute Women”, até o pessoal do ‘back stage’ aparece pulando e dançando na cena, tamanho era o atiço da coisa. No final, em “Sympathy for the Devil”, Jagger tira a camisa e revela três enormes pinturas de lúcifer pelo corpo, enquanto Lennon, Marianne, Clapton, The Who e companhia vibram na platéia.
.
Não bastasse toda a música, há ainda momentos épicos como um diálogo psicodélico entre Jagger e Lennon e também as hilárias cenas de Keith Richards como dublê de apresentador do circo, baforando um charuto cubano.
.
Quem nunca viu tem de ver; quem já viu tem de ver de novo, muitas vezes...

Nenhum comentário: