sábado, janeiro 31, 2009

HERÓIS NACIONAIS

Wlamir Marques, Amaury Passos, Rosa Branca, Edson Bispo, Jathyr, Waldir Boccardo, nomes heróis nacionais cujo nome é muito pouco conhecido pela maioria de nosso povo. Essas lendas e seus companheiros, lideradas pelo treinador Togo Renan Soares, o Kanela, conquistaram há exatos 50 anos, o primeiro título de Campeão Mundial do Basquete para o Brasil.


Depois de duas vitórias sobre Canadá e México e uma derrota para a poderosa União Soviética, o Brasil trocou a cidade de Temuco por Santiago, aonde disputaria com outras cinco seleções o título mundial. Na Capital chilena, foi montada uma quadra de basquete atrás de uma das goleiras do Estádio Nacional, o que atraiu grande público ás partidas.

Com um jogo baseado em contra-ataques, devido à baixa estatura de nossos atletas em relação aos rivais, o Brasil estreou na segunda fase vencendo Formosa. Depois, massacramos Porto Rico e vencemos a Bulgária, em jogo no qual os búlgaros abusaram da violência. Veio, então, novo confronto contra a URSS; e nova derrota. O resultado praticamente asseguraria o título aos soviéticos; mas, em tempos de guerra fria, a União Soviética se negou a enfrentar Formosa (porque o Governo comunista não reconhecia a recém independente República Democrática da China). A decisão acarretou punição aos soviéticos e recolocou o Brasil na briga pelo título. Veio então o confronto contra os americanos.
Diante de mais de 20 mil chilenos (que a essas alturas já torciam inflamadamente pelo Brasil), realizamos uma partida espetacular; liderados por Wlamir Marques, que anotou 26 pontos, os brasileiros batarem os yankes por 81x67, praticamente assegurando o título.

No último dia, há exatos 50 anos, em 31.janeiro.1959, o confronto contra o Chile foi a coroação de uma campanha brilhante. O Brasil conquistava seu primeiro título mundial. Cinco anos antes, em 1954, o técnico Kanela e os atletas Wlamir, Amaury e Algodão estavam na seleção que conquistou a medalha de prata (perdendo para os EUA na final) no Mundial do Rio de Janeiro. Essa mesma geração subiu muitas vezes ainda em pódios de Mundiais e Jogos Olímpicos; foram várias medalhas de bronze e prata, além do Bicampeonato Mundial em 1963. São verdadeiros heróis de nosso esporte.



a Taça de Campeão do Mundo 1959 está na sede da Confederação Brasileira de Basquete

Nenhum comentário: