quarta-feira, outubro 17, 2007

Alan Greenspan


Acabo de assistir entrevista de Alan Greenspan para David Letterman (já anoto que não gosto deste programa, porque o acho um retrato muito escancarado do pensamento e cultura norte-americano). Mas a entrevista, em que pese sucinta, foi bastante elucidativa.

Greenspan foi Chairman do FED (o Banco Central Americano) e, portanto, responsável direto pelos destinos dessa nossa economia mundial globalizada. Acaba de escrever um livro de memórias ("A Era da Turbulência - Aventuras em um mundo novo" - que se puder vou comprar). Trata-se de homem de inteligência ímpar e que conviveu, nos longos anos de dianteira no FED, com crises e situações que exigiram posicionamentos vigorosos (e, não há dúvidas, computa mais acertos do que equívocos em sua ficha!).

O que me chamou a atenção na entrevista foram duas observações percucientes. A primeira foi uma interessante constatação. Indagado por Letterman sobre a decadência do complexo industrial conhecido como Cinturão da Ferrugem, composto por grandes empresas do setor de Ferro e Mineração, que causará inúmeras demissões, Greenspan anotou que isso é inerente à evolução econômica da humanidade; que setores da indústria que antes eram primordiais e líderes da economia desapareceram (citou o exemplo das grandes siderúrgicas americanas) pelo surgimento de novos complexos e outras atividades econômicas.

Depois, indagado sobre o aumento da disparidade social nos EEUU, Greenspan anotou que essa é uma de suas maiores preocupações. Colocou que uma das grandes preocupações da Casa Branca deve ser a redução das disparidades e, especialmente, guiar a economia para que se reverta o processo atual que está aumentando a concentração de riquesas em poucas mãos.

Enfim, uma entrevista bastante proveitosa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi

O livro do Greenpan está em promoção na Saraiva.com.
Seu blog continua muito legal.
Gosto muito de boa parte do q vc escreve.
shttp://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1984313&ID=C956CDD07D70A130025211032eja
Tchau!
Tricia