terça-feira, setembro 27, 2016

VERGONHA!



Justiça anula julgamento dos 74 policiais condenados por massacre do Carandiru

Policiais foram julgados em cinco tribunais de júri diferentes entre 2013 e 2014. Ministério Público pode recorrer da decisão. O episódio, em 1992, deixou 111 detentos mortos.






Com a decisão, por dois votos a um, os julgamentos terão de ser refeitos, o que pode levar décadas. Os processos foram abertos em 1992, ano em que ocorreu o massacre, e já tramita há mais de 20 anos. A última condenação ocorreu em 2014. A decisão usou como base as absolvições de três policiais militares, que já haviam ocorrido.

Os 74 PMs absolvidos nesta terça já haviam sido julgados em outros cinco tribunais, e foram condenados, em todos os processos, a penas que variavam de 48 anos a mais de 600 anos de prisão.


RELEMBRE O CASO


Durante uma rebelião, a Polícia Militar invadiu o Complexo do Carandiru e matou 111 presos. Todos os policiais saíram ilesos. A invasão foi comandada pelo coronel Ubiratan Guimarães, que chegou a ser condenado por 600 anos de prisão. No entanto, em fevereiro de 2006, o TJ-SP reformou a decisão e o absolveu. Ubiratan Guimarães acabou morto, com um tiro na barriga, em seu apartamento, em São Paulo.

A casa de detenção foi desativada em 2002 e demolida. Atualmente, o local abriga um parque.

via Radio CBN

Nenhum comentário: