terça-feira, março 27, 2012

Descaso na Corrida de Aniversário de Porto Alegre

Secretaria do Esporte realiza prova com premiação em vales compras para andantes e R$ 0,00 para categoria paraolímpica e, para completar, constrói palco sem acessibilidade


VEXAME é a melhor palavra para definir o que a Secretaria de Esportes do Município de Porto Alegre fez no último domingo em Porto Alegre. O que era para ser uma corrida comemorativa ao aniversário da Capital se transformou em palco de discriminação e violação aos direitos das pessoas com deficiência.

Os corredores da RS PARADESPORTO Carlos Roberto Oliveira e Altemir Luis Oliveira venceram a prova e anotaram ótimos tempos. Mas, infelizmente, o fato que merece destaque na prova é negativo e lamentável.

Mesmo depois de advertido por 2 ofícios encaminhados por nossa Associação, o Sr. Edgar Meurer, Secretário de Esportes, seguiu firme na sua convicção de que não há discriminação em REALIZAR uma prova com premiação em vales compras para os corredores andantes e sem premiação similar aos corredores da categoria paraolímpica.

E, para piorar a situação, o Sr. Edgar comandou a construção de um palco para a cerimônia de entrega de medalhas e troféus sem acessibilidade. O descaso submeteu os vencedores da categoria paraolímpica à humilhante condição de receber seu prêmio abaixo do palco.

Indagado a respeito, o Sr. Secretário Edgar Meurer se desculpou e disse que foi um "erro" de sua parte a não construção de um palco acessível. Porém, desculpas já não satisfazem mais a comunidade e, especialmente, as pessoas com deficiência.

O momento da premiação dos cadeirantes foi constrangedor. Chamados pela organização, os cadeirantes tiveram, primeiro, que vencer o degrau do meio fio da calçada e depois se submeter ao constrangimento de ser premiado abaixo do palco.

Os atletas da RS Paradesporto optaram por não se submeter ao constrangimento. Enquanto o Secretário teve coragem de sacar fotos com o 3o colocado da prova, Carlão se retirou em meio à cerimônia (fotos abaixo).


Enquanto Secretário Edgar Meurer premia 3o colocado da prova, o vencedor, Carlos Roberto de Oliveira, se retira da cerimônia, em protesto

Já o vice campeão da prova, Altemir Luis de Oliveira (o Gringo), também atleta da RS Paradesporto, se negou a receber a premiação ao saber que o palco não tinha acessibilidade.


Luiz Portinho, Presidente da RS Paradesporto, declarou que não deixará o caso transitar em julgado e que lutará até o fim para que a Prefeitura de Porto Alegre corrija a grave falha e JAMAIS repita os fatos.

- O que vimos hoje foi repudiável. Os corredores em cadeira de rodas foram desconsiderados e tiveram seus direitos violados de forma muito grave. Em qualquer lugar sério, um Secretário de Estado que fizesse o que o Sr. Edgar Meurer fez seria demitido, afirmou Portinho.

O Vice Presidente da RS Paradesporto, Ronaldo Germano, que correu a prova, também mostrou desapontamento com a situação.

- Não é possível que um Secretário desrespeite assim as pessoas com deficiência. Já era um absurdo a questão da premiação diferenciada. E o palco sem acessibilidade só confirmou o que já estava mais do que evidente, a Secretaria de Esportes não queria que os corredores em cadeira de rodas participassem da prova.

O fato positivo foi o protesto realizado pelo movimento paraolímpico, que contou com a adesão maciça da população que compareceu ao Gasômetro no ensolarado domingo. Com 100% de adesão, o povo demonstrou solidariedade aos corredores paraolímpicos (foto abaixo)


O que tinha tudo para ser um domingo de sol e festa, se transformou em desrespeito e violação de direitos. A partir de agora a RS Paradesporto tomara providências para reparar os prejuízos causados aos corredores e para impedir que os fatos vivenciados no último domingo se repitam.

O Presidente Luiz Portinho informou que o caso já foi entregue ao departamento jurídico que deverá, em breve, propor ações judiciais em nome dos corredores prejudicados. Portinho também declarou que confeccionará um dossiê e o encaminhará diretamente ao gabinete do Sr. José Fortunati, Prefeito de Porto Alegre, solicitando esclarecimentos e providências.

Entenda melhor o caso:



Leia também:

RS PARADESPORTO questiona discriminação na premiação nas provas da 9a Corrida de Aniversário de Porto Alegre

quinta-feira, março 15, 2012

RS Paradesporto questiona discriminação na Corrida de Aniversário de Porto Alegre

RS Paradesporto
Porto Alegre-RS, 16/03/2012

A RS Paradesporto apresentou Ofício e solicitou esclarecimentos da Secretaria de Esportes do Município de Porto Alegre com relação à ausência de premiação para a prova de corredores cadeirantes, em contrapartida à premiação a prova dos corredores andantes

da Redação

A RS Paradesporto apresentou Ofício e solicitou esclarecimentos da Secretaria de Esportes do Município de Porto Alegre com relação à ausência de premiação para a prova de corredores cadeirantes, em contrapartida à premiação com vales compra para a prova dos corredores andantes, na 9a Corrida de Aniversário da Cidade de Porto Alegre.

A Associação entende que, por se tratar de um evento público, que integra o calendário oficial de atividades em comemoração ao aniversário da cidade, não pode haver discriminação ou diferenças na premiação. A Secretaria de Esportes ofertou resposta, em ofício, alegando que se trata de uma iniciativa de marketing da patrocinadora.

Diante da alegação, a RS Paradesporto protocolou novo Oficio junto à Secretaria de Esportes, reiterando o protesto quanto à discriminação e alertando para o fato de que o Poder Público não pode admitir uma "iniciativa de marketing" discriminatória num evento por ele promovido e realizado. O Ofício também questiona a total ausência de menção à prova dos corredores cadeirantes nas peças de divulgação do evento, publicadas no site oficial da Secretaria de Esportes.

Confira o Oficio RS n. 27

Confira o Oficio SME n. 117/12 (resposta da Secretaria de Esportes)

Confira o Oficio RS n. 28