terça-feira, dezembro 04, 2007

Populismo barato


Chaves foi derrotado (por pequena margem) em sua pretensão de "legalizar" um golpe. Sim, porque a autorização para reeleição ilimitada é golpe; a alternância de poder está no âmago de qualquer democracia. Leio que a oposição se consolidou a partir do trabalho das organizações estudantis e é exatamente essa a melhor notícia. Nem as propostas populistas incluídas na proposta (como por exemplo a redução da jornada de trabalho) foram capazes de superar uma oposição jovem e mobilizada. Bom saber que o populismo barato não terá vida longa.

2 comentários:

Anônimo disse...

que tipo de oposição é esta...mais importante que sua reeleição seria discutir neste plebicito o caráter da propriedade privada,sua função social e se o direito a vida deve ou não ser anterior a ela.Construir uma democracia direta e pluralista caminhando para um processo que leve a extinção do político profissional são ,sem dúvida,temas que constituem uma oposição de verdade ao hugo milico chavez.Olho na direita golpista!

Luiz Portinho disse...

o mais importante a meu ver, foi que a oposição estava capitaneada pela UNE venezuelana e, portanto, é uma oposição jovem e oxigenada... infelizmente, facilmente corrompível pelo milico chavez. mas espero que se confirme e renove alguma coisa por lá (a venezuela é um país de política velha e convencional arraigada).