quinta-feira, agosto 18, 2011

A ERA DORIVAL


Dorival Jr. estreou bem na casa mata Colorada. Não só pelos três pontos da vitória por 1x0 contra o Botafogo, mas, acima de tudo, pela escalação equilibrada e correta da equipe. Na ausência de Índio a promoção do jovem R. Moledo. Zé Mario mantido na lateral esquerda (e se deixarem esse guri jogar, o Kleber não deixará saudades - e olha que não me encaixo entre os críticos deste último).

No meio de campo a mais do que correta retirada de W Matias da equipe e colocação de P. C. Tinga no banco de reservas, prestigiando-se o guri Elton, de ótimas atuações recentes, ao lado de Guinazu, que regressava de lesão (e foi o monstro de sempre no combate e desarme - é incrível como o Guina fica meses de fora por lesão e regressa como se nada tivesse acontecido).

Na parte ofensiva, Andrezinho - de grande participação - e D´Alessandro, menos participativo, porém com grande eficácia deram boa conta do setor da criação. E o atacante Jô começa a mostrar boas credenciais. Quando de sua contratação eu disse que se trata do companheiro ideal para Damião. E no jogo contra o Botafogo Jô começou a apresentar suas credenciais. Com a sequência de jogos, deve se firmar no time (é uma lástima que Damião foi convocado para a maldita seleção e ficará de fora de algumas partidas - atrapalhando a continuidade da dupla).

Falta ainda muito para termos um time confiável; muito mais para um time imbatível. Tenho receio de que Dorival seja como todos os outros treinadores, que na primeira partida escalam o time ideal e pretendido pela maioria da torcida, para agradar. Receio de que na sequência Dorival seja escravo da "mesmice treinadorística".

Do ponto de vista da mecânica de jogo, penso que se deva explorar mais o jogo pelos flancos, estimulando-se os laterais a alçarem bolas constantes na área inimiga. Com a presença de Jô e Damião, nossa artilharia fica pesada e eficaz. E, claro, há sempre o rebote de tais lances com oportunidades interessantes para os chutes de fora da área de Andrezinho e D´Alessandro.

Começou bem a Era Dorival. Mas é preciso cautela nos elogios.

Nenhum comentário: