quarta-feira, janeiro 30, 2008

PAIS E FILHOS

"Como foi ? /por que foi ? / você não saberá.
Como foi ? / só eu sei / é a sua vez de saber.
O que será? / Se o futuro que eu fiz é você.
Como foi ? / só eu sei / me perdoe quando errei / sem querer errar.
Meu filho a vida é isso aí /se as vezes fico sério / é só para ver você sorrir / para ver você sorrir.
E corto o pão que dá para dois, para dez, para cem, para mil.
Eu corro o mundo atrás de quem / fizer você chorar / você chorar.
Como foi ? / P´ro seu filho o que você dirá ?
Esse pai que há em mim / não te fez tão ruim.
E assim foi... / e um dia você saberá / este pouco que eu sei
Meu futuro eu bem sei / e é você quem vai me ensinar,
se tudo isso acontecer / vou escrever uma canção que a gente vai cantar." (Tim Maia - 1978)

terça-feira, janeiro 29, 2008

PRIMEIROS TOQUES


"Dos tempos em que tudo se transforma em bola; e que, ainda com os pés descalços, se começa a ter as primeiras intimidades com este objeto que irá nos perseguir pelo resto da vida" - Praia Recreio/RS - Dez/2007

1984

Acabo de assistir a um documentário espetacular no Canal Brasil. Ainda não consegui descobrir o nome. Trata do período vivenciado no ano de 1984 e até janeiro de 1985, em que, finalmente, conseguimos pôr termo à Ditadura Militar no Brasil. Com entrevistas histórias e espetaculares de L.Brizola, U.Guimarães, T.Neves e outros ícones da política brasileiras, bem como discursos inflamados, o filme retrata de forma perfeita o contexto histórico da época.

O filme explora muito bem a ruptura havida no PDS quando da disputa entre M. Andreazza (então Ministro do Interior) e P.Maluf (ex-Governador de São Paulo), na convenção do partido para escolha do candidato ao Colégio Eleitoral, que resultou na escolha do paulista. Tal ruptura, aliás, deu azo ao surgimento do Partido da Frente Liberal (PFL) - hoje denominado de DEM (os diversos disfarces da ARENA). Entre diversos fatos que demonstram com perfeição o quão sombrio era o período fiquei surpreso ao lembrar que já em 1984 P. Maluf era tido como corrupto; curioso é que já naquala época ele parecia debochar da Nação ao dar entrevistas.

Também foi interessante ver os discursos de Lula, então Presidente do PT, rechaçando a participação da esquerda no Colégio Eleitoral (três dos oito deputados federais do PT que votaram em T. Neves foram expulsos do partido). De outra parte, a Aliança Democrática formada em torno da candidatura do Mineiro teve a participação decisiva do PFL de José Sarney, Antonio Carlos Magalhães e outros. Tudo isso a revelar que pouca coisa mudou nessas duas décadas de nossa jovem Democracia, em que o Governo continua a se aliar com as oligarquias dominantes, basicamente em virtude da posição crítica e extremada da esquerda em questões fundamentais ao desenvolvimento do país.

O documentário fecha com a inesquecível cena do povo tomando as rampas de acesso do Congresso Nacional, carregando uma imensa bandeira verde e amarela, ao som de "Vai Passar" de Chico Buarque. Emocionante relembrar tais momentos de nossa história recente.

Turismo

Regresso de curtas férias pelo litoral catarinense profundamente frustrado. Não pelos dias que tive, que foram bastante proveitosos, regados a muito banho de mar. Mas devo registrar minha total decepção com o tratamento dispensado ao turista pelas bandas do sul do Brasil (depois não adianta reclamar dos índices que registram maior disposição do brasileiro para viajar ao exterior!).

Os preços estão terrivelmente inflacionados, aluguéis incompatíveis com as acomodações, as porções de frutos do mar nos restaurantes estão reduzidas e caras. Nas peixarias encontrei valores iguais ou até superiores aos praticados aqui no Mercado Público de Porto Alegre (aonde, seria até dispensável lembrar, não temos mar).

Fui à Santa Catarina com a disposição de só comer peixe e acabei por me deparar com pratos de filé mignon mais acessíveis que uma anchova ou uma tainha assada. No Mercado Público de Florianópolis os preços das peixarias estavam satisfatórios (camarão graúdo a R$ 13 o quilo), mas, em compensação, as peixarias tratavam o turista a golpes de faca (o mesmo camarão, em porção reduzida de aproximadamente 200 gramas, a R$ 55). Difícil digerir.

sábado, janeiro 12, 2008

Harmonia de Poderes

Leio e ouço que há possibilidade de o Governo propor a recriação da malfadada CPMF, agora com a alíquota de 0,20%. Seria um golpe mortal no canôn constitucional da separação harmônica de poderes (artigo 2. da Constituição Federal). É verdade que não é vedado ao Poder Executivo apresentar projeto de lei que tenha sido rechaçado pelo Legislativo nos anos anteriores; mas, fora de dúvidas, a medida representa evidente desrespeito à vontade do Congresso e, especialmente, à demonstração de aversão popular ao tributo. Não acredito que Lula cometerá tamanho equívoco.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

EU AMO ESTE JOGO

Nano

Baita notícia. A gigante indiana Tata Group desenvolveu o "Carro do Povo". O Nano tem quatro lugares, motor de 625 cilindradas, será vendido por 100.000 rúpias (2.500 dólares) e deve chegar o marcado no final do ano. Além de barato, o carro tem um consumo de 20 Km por litro de gasolina. Nada mal hein (ainda mais na cor vermelha!). Você compraria um ?

Teoria do Caos

Biocombustíveis poluem menos que combustíveis fósseis ? A grande vantagem dos chamados combustíveis ecolôgicos (etanol e alcool, os mais desenvolvidos) seria exatamente esta marca. Leio matéria que, embasada em pesquisa realizada pelo Instituto Smithsonian, com base no Panamá, e publicada na revista Science, contesta tal afirmação. Segundo os pesquisadores, a utilização de uma grande quantidade de água, além da queimada nos campos após a colheita, contribuem, sensivelmente, para o efeito estufa.

Olha, até pode haver um 'q' de verdade na pesquisa e fundamento na tese, mas é curioso como sempre surge alguém para fomentar a teoria do caos. Nem bem os biocombustíveis surgiram para nos trazer um alento à onda devastadora de notícias sobre poluição e efeito estufa e já há os que querem diminuí-los. Tanto a água como os campos queimados são energias renováveis que se bem tratadas e conservadas pelo homem, estarão sempre à disposição. É claro que o homem não tem demonstrado muito zelo em tal trato, mas eu prefiro não me filiar a essa teoria do caos.

Clique aqui
para ler a matéria.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Rejeição

Entra ano e sai ano e as crianças continuam a perambular pelas ruas. Agora há uma menina que pede esmola numa sinaleira de um dos trajetos que percorro todos os dias de carro. Ela está sempre ali pedindo dinheiro, de manhã ou à tarde. Não estuda, não brinca e não tem infância. Hoje um carro parou; quando ela veio pedir a esmola o motorista acelerou, percorreu alguns metros e a deixou ali, com a mão estendida, falando para o ar. Fiquei imaginando o sentimento de rejeição de uma criança nessas condições de vida. Em seguida ela veio a meu carro; e fiquei ali sem saber o que fazer.