terça-feira, novembro 27, 2007

Você confia em números ?

Eu não, porque eles, sem dúvida, não exprimem a realidade. Quer um exemplo ? O Brasil acaba de alcançar o "grupo de países com alto desenvolvimento humano", segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Acabamos de ultrapassar os 0,800 pts. da IDH (índice de desenvolvimento humano). Sim, mas tal marca se deve, exclusivamente, à mudança dos critérios utilizados pela ONU para calcular o referido índice. Portanto, mesmo sem nenhuma mudança concreta, os números, agora, demonstram que somos um país com razoável desenvolvimento humano. Piada.

segunda-feira, novembro 26, 2007

CARRO ISLÂMICO

A fabricante de carros Proton, da Malásia, anunciou a intenção de produzir um automóvel especialmente projeto para o público muçulmano. Os principais destaques do modelo seriam compartimento especial para o corão e uma bússola que indica a direção para a Meca. Clique aqui e confira a notícia.

FONTE NOVA

A tragédia ocorrida em Salvador era anunciada. O velho estádio construído na década de 50 tinha passado pela última reforma em meados dos anos 70. Daí por diante nem mais um saco de cimento. No dia 1. de novembro um laudo elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Engenharia e Arquitetura condenou a utilização do estádio para grandes jogos (clique aqui para ler matéria). Ontem, mais de 60 mil pessoas estavam presentes e, as notícias dão conta que, após o jogo, com a conquista da classificação do S.C.Bahia para a Segunda Divisão 2008, os portões foram abertos, abarrotando as precárias arquibancadas com um contingente ainda maior de pessoas. E tudo isso acontece justamente alguns dias após o anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo.

A Fonte Nova é patrimônio público do Estado da Bahia. A omissão no dever de mantê-lo é facilmente tipificada tanto no Código Penal como nas leis que regulamentam as posturas da administração pública. Os responsáveis pela tragédia são conhecidos e facilmente identificáveis: O Governador do Estado, o Secretário de Turismo e Esportes e o gestor do estádio. Será que a impunidade mais uma vez entrará em campo neste episódio ?

quinta-feira, novembro 22, 2007

CARTA AO DUNGA

Brasil 2x1 sobre o Uruguai. É isso aí Dunga; calaste as vaias do Morumbi, calaste a imprensa do Eixo que quer a tua cabeça e que não te respeita como treinador. Os argentinos perderam na Colômbia por 2x1, lá mesmo aonde tu conquistaste um empate, um valoroso e importante empate, com todas as dificuldades de uma estréia (dificuldades que só conhece quem já esteve lá dentro das quatro linhas). É isso aí Dunga, segue calando a boca deles, de jogo em jogo, de conquista em conquista, como sempre foi na tua vida e como sempre é na vida dos verdadeiros guerreiros.

sábado, novembro 10, 2007

OURO NEGRO


A Petrobrás anunciou a descoberta de novas fontes de petróleo na bacia de Tupi, em Santos, com potencial entre 5 e 8 bilhões de barris. Com a notícia, as ações da estatal na bolsa de valores dispararam , com alta vertiginosa de mais de 15% no primeiro pregão. A Ministra de Minas e Energias, Dilma Russef, declarou que, com tal descoberta, o Brasil deixa de ser um "país médio" para se tornar um "país exportador". Mas, calma lá! Muita água ainda deve rolar por debaixo dessa ponte. Até que o petróleo comece, efetivamente, a sair de tais reservas (estima-se em 2011), não há sequer garantia de que tais previsões sejam corretas. Muito investimento há de ser feito. E, por fim, pouca coisa mudará no bolso dos brasileiros (com absoluta certeza, os combustíveis não ficarão mais baratos nas bombas dos postos de gasolina). Do ponto de vista macroeconômico, sem dúvida, representa significativo acelarador para o nosso desenvolvimento e poder de barganha nas relações exteriores (esse sim o fator mais decisivo de tal descoberta).

terça-feira, novembro 06, 2007

O DRAGÃO

A China é um país ímpar, definitivamente. Com mais de 1 bilhão de habitantes, tudo que se refere ao gigante asiático deve ser visto com olhar particularizado. Não há como comparar nada que acontece na China com a nossa realidade ocidental. Ainda temos a China como uma nação comunista, mas é por lá que está a bolsa de valores que mais cresce no mundo, a ponto do governo já demonstrar preocupação com a diminuição da produtividade, tamanha é a dedicação do chinês a acompanhar as cotações dos papéis cotados no mercado. Só para termos uma idéia, três empresas chinesas figuram entre as 10 maiores do mundo. Hoje a Petrochina, gigante do ramo petrolífero, ingressou no mercado acionário. Sabem o resultado ? Valorização de 191% das ações, com a estatal se tornando a maior companhia do mundo em termos de capitalização, no valor de US$ 1 trilhão (o equivalente a 75% do PIB brasileiro). Há longa data a China não é um país comunista, ao menos do ponto de vista econômico.


segunda-feira, novembro 05, 2007

EUREKA!

2007 tem sido um ano terrível de sofrimento futebolístico, confesso. De ampla satisfação apenas a noite em que conquistamos a Tríplice Coroa e a tarde de domingo em que pregamos o caixão do Juventude, num 3x0 contundente na filial. Do lado secador, os 5x0 que o Boca Jrs. aplicou neles foi sensacional. Mas foi só! Muito pouco para um campeão do mundo.

No último final de semana resolvi não me estressar. O empate em oxo com o Sport Recife no Beira-Rio foi a gota d´água. Sábado estive totalmente alheio ao mundo da bola; e um telefonema a noite me trouxe a notícia: "os pijaminhas perderam de 2x1 para o Figueirense, com direito a frangaço do Saja". Que maravilha, pensei. Amanhã não assistirei o Colorado e nem escutarei no rádio. Busquei outras atividades... Final de domingo, quase 20.30h. Ligo o rádio, Guaíba 720Khz. Ernani Campelo, com seu Toque de Letra: Inter 2x1 no Vasco da Gama, lá no Rio, com atuação de gala de Nilmar em sua volta do futebol.

Que baita final de semana. Descobri a saída! Tirem-me de perto dos rádios e das televisões!!!